Praia do Retiro dos Padres ou Ingleses

A Praia do Retiro dos Padres era chamada de Praia dos Ingleses por ter abrigado um navio inglês avariado, durante o século XIX. Em 1967, foi comprada por padres católicos, que construíram ali uma casa para retiros espirituais (hoje área de camping), ganhando assim o nome atual.

Com aproximadamente 260m de faixa de areia, a Praia é rodeada por uma exuberante Mata Atlântica, cercada por morros e recheada de pedras em toda sua extensão. As águas são cristalinas e um pouco agitadas, propícias ao mergulho e ao surfe. A infraestrutura é boa e conta com restaurantes, bares, camping e pousadas bem próximas. O acesso à Praia é feito a partir do centro da cidade, seguindo até o final da Avenida das Garoupas.

No canto direito há acesso para duas trilhas, uma que segue até a ponta da Praia e de nível fácil; e outra que segue até a Praia de Quatro Ilhas, que possui um nível mais elevado e é utilizada em provas de trail run.

A Praia do Retiro dos Padres também é referência na Pesca Artesanal da Tainha, nos meses de maio a julho. O local é conhecido por ter registrado a captura do maior lanço de Tainha dos últimos anos, com quase 40 mil peixes em um único lanço em 2016.


Encontre no mapa