Farinhada

Todo o processo que envolve a colheita da mandioca, a ralação, a prensagem e a torração para produção de farinha é conhecida como farinhada. A produção artesanal da farinha de mandioca é feita desde a época dos índios que viviam na região, passando pela adaptação dos colonizadores açorianos. Além de ser fonte de alimento, a prática sobrevive até hoje e possibilita a troca de vivências e experiências.

A farinhada começa quando os bois são colocados no carro para ir à roça de mandioca. Depois ela é trazida para o engenho e começa a raspagem. É durante esses momentos que acontecem as cantorias, as brincadeiras e as contações de “causos”. Com a massa da mandioca pronta, a matéria-prima vai para a prensa até que saia bem a água. Depois a massa é desfeita e peneirada. Da água que saiu da mandioca se tira o polvilho e da massa se faz o beijú e o cuscuz. Depois a farinha é torrada.

Hoje em Bombinhas existem sete engenhos de farinha em produção que são mantidos pelas famílias tradicionais e que funcionam nos meses que não tem “r” no nome: maio, junho, julho e agosto, período de colheita da mandioca nas poucas roças que restaram em Bombinhas.

Galeria de Fotos

Entre em contato

Fone: (47) 3264-7478 | (47) 3393-3706
E-mail: cultura@bombinhas.sc.gov.br
Site:https://culturabombinhas.com.br/


Encontre no mapa