Home Eventos PESCA ARTESANAL DA TAINHA

01 maio 2024 - 31 jul 2024
Ongoing...

PESCA ARTESANAL DA TAINHA

Acontecimento sazonal entre 1° de maio e 31 de julho nas Praias de Bombas, Bombinhas, Sepultura, Retiro dos Padres, Quatro Ilhas, Mariscal, Canto Grande, Conceição e Tainha.

A Pesca Artesanal da Tainha é patrimônio cultural de Bombinhas e do Estado de Santa Catarina. É uma tradição que teve origem com os indígenas e hoje está inserida na identidade bombinense, sendo muito mais que uma atividade econômica da qual muitas famílias tiram o sustento. É sobretudo uma manifestação cultural que reúne pessoas, saberes, história e cultura, repassada de geração em geração.

Durante os meses de maio a julho, os cardumes de tainha saem da Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul, e sobem pela costa brasileira para fazer sua desova. Os vigias, como popularmente são conhecidos, ficam de plantão nas praias e identificam o cardume no mar e avisam os pescadores na praia dando início a um ritual de mobilização comunitária. As “canoas de um pau”, são as embarcações utilizadas para lançar a rede ao mar, que são puxadas da praia pelos pescadores e quem mais queira ajudar.

Para acontecer a Pesca da Tainha com canoas de um pau só é necessário um ambiente favorável, pois os peixes são muito sensíveis a qualquer interferência. Por isso, evite:

Banho de mar
Correr na praia
Mergulho
Pesca esportiva
Esportes e brincadeiras que causam barulho

Essas atividades propagam o som por meio da água, que chega até os cardumes.

Além disso, existem leis municipais, estaduais e federais, que regulam a atividade pesqueira, estabelecendo a proibição de algumas atividades que também podem interferir no curso natural dos cardumes:

Surfe (Lei Municipal 362/97)
Motonáutica (Lei Municipal 362/97)
Vela (Lei Municipal 362/97)
Navegação de embarcações a motor a menos de 1 milha da costa (Portaria Sec. Especial de Pesca e Aquicultura 2/2017)
Navegação de qualquer embarcação, exceto das canoas, a menos de 800m da praia e 80 m dos costões (Lei Municipal 362/97)

Fique atento às orientações e encante-se com uma das mais belas tradições de Bombinhas e do estado de Santa Catarina!

dias

horas