Bandeira Azul

Que tal passar suas férias em uma praia limpa, segura e com ótima infraestrutura?

Conheça então as praias de Quatro Ilhas, Mariscal e Conceição, premiadas com o Bandeira Azul para a temporada 2023/2024!

O júri internacional do Programa Bandeira Azul aprovou a certificação das praias de Quatro Ilhas, Mariscal e Conceição para a temporada 2023/2024. Esta será a quinta temporada do programa em Quatro Ilhas e Mariscal (trecho que acompanha a Avenida Água Marinha), e a quarta na Praia da Conceição. Com essa aprovação, Bombinhas segue entre as cidades com mais praias premiadas pelo Programa Bandeira Azul no Brasil.

O QUE É?

O Bandeira Azul é um programa internacional de certificação ambiental para praias, marinas e embarcações. Criada na França, em 1985, a certificação tem o objetivo de elevar o grau de conscientização dos cidadãos e dos tomadores de decisão para a proteção do ambiente marinho e costeiro, além de incentivar a realização de ações que visem à resolução dos conflitos.

A certificação é concedida às comunidades que fazem um esforço especial para gerenciar seus ambientes aquáticos, costeiros e interiores, com respeito ao ambiente e à natureza local. Para obter a Bandeira Azul, a comunidade e o poder público devem cumprir cerca de 34 critérios nas seguintes áreas: a) informação e educação ambiental; b) qualidade da água; c) gestão ambiental e d) segurança e serviços.

O Programa é uma iniciativa da Foundation for Environmental Education – FEE, e conta com apoio de diversas instituições internacionais. No Brasil, é operado pelo Instituto Ambientes em Rede – IAR, com sede em Florianópolis/SC.

COMO FUNCIONA?

O Bandeira Azul é concedido por temporada e a licença só é válida enquanto os critérios são cumpridos. Ou seja, no período de 15 de dezembro a 15 de março, todos os critérios devem ser cumpridos diariamente. Se houver qualquer problema, a bandeira permanece baixada e os usuários das praias devem ser comunicados.

Em Bombinhas, as praias certificadas são monitoradas pelo Instituto Ambientes em Rede, Fundação Municipal de Amparo ao Meio Ambiente – FAMAB e pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – SETUR, juntamente com um comitê gestor formado também por pessoas da comunidade e associações.

Para orientação dos usuários das praias, uma placa grande concentra todas as informações sobre o programa, inclusive os resultados dos testes de análise da água e a programação de atividades de educação ambiental que acontecem nas praias. Além disso, diariamente são montadas uma tenda em cada praia, onde monitores ficam à disposição para prestar informações e orientações.

COMO VOCÊ PODE AJUDAR?

– Ajude a divulgar o que é o Programa Bandeira Azul e como ele funciona;
– Respeite a vegetação de restinga e utilize as passarelas de acesso à praia;
– Separe seu lixo e utilize as lixeiras da praia;
– Deixe seu animal doméstico em casa, pois é proibida a sua presença na praia;
– Aproveite a natureza, mas trate-a com respeito;
– Denuncie o mau uso da praia e de seus equipamentos para os responsáveis locais: FAMAB e SETUR;
– E siga o Código de Conduta da Praia:
– Proibido animais domésticos
– Proibido acampar
– Proibido fogueiras
– Proibido acesso de veículos
– Proibida emissão de poluentes e dejetos
– Proibido embarcações a motor (a menos de 200m da praia, Lei nº 9.537/97)
– Atividades esportivas na faixa de areia: permitidas somente após às 19h
– Proibida a entrega de folhetos e similares
– Proibida a reserva de espaço físico na faixa de areia
– Proibido o uso de caixas de som, alto-falantes ou similares que causem perturbação ao sossego público
– Embarque e desembarque de equipamentos náuticos proibido entre 09h e 19h e somente no local indicado

INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA:

– O serviço de guarda-vidas está disponível diariamente, das 07h às 19h.
– Em casos de emergência fora do horário de atendimento dos guarda-vidas, ligue 193. Ao avistar animais marinhos vivos ou mortos, ligue 0800 642 3341.
– Para emergências ambientais, ligue (47) 9 9624-3355.

ECOSSISTEMAS SENSÍVEIS:

A vegetação de restinga tem o importante papel de fixar a areia e as dunas e impedir assim a erosão da praia. Por isso, utilize sempre as passarelas e acessos principais e não pise na vegetação de restinga.

UNIDADES DE CONSERVAÇÃO:

As Unidades de Conservação têm como objetivo a proteção da biodiversidade e a sustentabilidade de seus recursos naturais. Bombinhas abriga três Parques Naturais Municipais: Galheta, Costeira de Zimbros e Morro do Macaco. Além disso, a cidade também está na área de abrangência da Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, Unidade de Conservação Federal, cujas ilhas que a compõe podem ser avistadas da Praia de Quatro Ilhas (da esquerda para a direita: Galé, Deserta, Arvoredo e Calhau de São Pedro).

CONTATOS E TELEFONES DE EMERGÊNCIA:

FAMAB – (47) 3393 9538 | (47) 99624-3355 | famab@bombinhas.sc.gov.br
Centro de Atendimento ao Turista – CAT – (47) 3393-7320 | turismo@bombinhas.sc.gov.br
Corpo de Bombeiros – 193
Polícia Militar – 190
Defesa Civil – (47) 3398-6494
PMP – Projeto de Monitoramento de Praias – 0800 642 3341

Galeria de Fotos

Entre em contato

Fone: (47) 3393-7320 | (47) 99624-3355
E-mail: coordenacao@bandeiraazul.org.br
Site: www.bandeiraazul.org.br | www.blueflag.global


Encontre no mapa