Além das unidades de conservação municipais (Parques Naturais da Galheta, Morro do Macaco e Costeira de Zimbros), no entorno de Bombinhas existe uma unidade de conservação Federal: a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo – REBIO Arvoredo.
Criada em 12 de março de 1990, através do Decreto Federal n° 99.142, a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo é uma unidade de conservação federal, de proteção integral, que tem como objetivo proteger um pequeno espaço da costa brasileira que apresenta grande importância biológica.
Localizada no litoral do Estado de Santa Catarina, entre os municípios de Florianópolis e Bombinhas, a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo possui 17.600 hectares de superfície e abriga em seu interior as Ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta, Calhau de São Pedro e uma grande área marinha que circunda esse arquipélago.
A alta diversidade de ambientes marinhos e terrestres existentes na Reserva abriga uma infinidade de espécies, sendo muitas delas raras e ameaçadas de extinção. As ilhas apresentam remanescentes de Mata Atlântica, locais de reprodução para aves marinhas e sítios arqueológicos com sambaquis e inscrições rupestres. Além disso, os ambientes marinhos da Reserva fornecem abrigo para reprodução e crescimento de diversas espécies de peixes, o que contribui para manutenção dos estoques pesqueiros no entorno.
A REBIO Arvoredo é gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.
O acesso é permitido apenas para pesquisas e educação ambiental com a devida autorização do órgão gestor.
O mergulho recreativo só pode ser realizado na ponta sul da Ilha do Arvoredo, onde se localiza o farol da Marinha, área que não faz parte dos limites da Reserva.
Galeria de Fotos
Entre em contato
Fone: (48) 3282-2163
E mail: rebio.arvoredo@icmbio.gov.br
Site: http://www.icmbio.gov.br/rebioarvoredo/
Encontre no mapa