A Área de Relevante Interesse Ecológico da Costeira de Zimbros foi criada pelo Decreto Municipal nº 418/2001 e incorporada ao Plano Diretor Municipal (Lei Complementar nº106/2009) como uma Zona da Unidade de Conservação da Área de Relevante Interesse Ecológico (ZUC ARIEC), e foi recategorizada como Parque Natural Municipal pelo Decreto nº 2113/2015.
O Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros – PNMCZ está localizado no Bairro de Zimbros, tendo como vizinhos o mar e o município de Porto Belo. Atualmente o Plano de Manejo do Parque está em fase de implementação e está disponível no link: https://bit.ly/330EtOz.
O acesso à Costeira de Zimbros é feito a partir de uma trilha na Praia do Cantinho, no canto direito da Praia de Zimbros. Somente pedestres e bicicletas podem utilizá-la, pois na trilha não é permitida a circulação de quaisquer veículos motorizados.
Também não são permitidos acampamentos, fazer fogueiras, presença de animais domésticos, além da coleta de mudas ou qualquer outro elemento do Parque. É importante salientar que a orientação é fazer a trilha sempre acompanhado por um condutor certificado e que conheça o local.
Atrativos Naturais – vegetação de Mata Atlântica e fauna associada, cursos d’água, lagoa, costões rochosos, manguezal, marismas, praias e a paisagem natural.
Praias da Costeira de Zimbros – são 4 praias principais que surgem ao logo da trilha: Cardoso, da Lagoa, Triste e Vermelha. Mas entre elas e em meio ao costão, há outras praias, totalizando 10. Abaixo segue a relação das praias, bem como, a extensão de cada uma, na ordem em que surgem na Costeira a partir do início da trilha:
- Praia do Cardoso – 285,5m;
- Praia do Basílio – 40m;
- Praia da Lagoa (também conhecida como Deserta) – 306m;
- Praia do Casqueiro – 35m;
- Praia do Pasto – 20m;
- Praia do Lau / Hermínio – 40m;
- Praia Triste – 382m;
- Praia do Mauri – 25m;
- Praia da Santa – 37m
- Praia Vermelha – 618m.
Trilha da Costeira – a trilha inicia no final da Rua Rio Piratini, no Bairro de Zimbros. Apresenta grau de dificuldade de fácil a médio e um percurso de cerca de 8.000 metros, com tempo de duração em torno de 3 a 5 horas apenas para ir até a Praia Vermelha. O caminho de retorno é o mesmo de ida. Até a Praia da Lagoa, mantendo-se na trilha principal, o caminho é mais tranquilo. A partir dali, a mata está mais fechada e é importante ter bom preparo físico e utilizar os serviços de um guia ou condutor local. Na Praia Triste também é possível fazer uma trilha adicional até a cachoeira e as piscinas naturais, porém, não há sinalização de orientação e é imprescindível estar acompanhado por um condutor ou guia para visitá-la.
Mirantes – Ao longo da trilha há pontos onde é possível visualizar toda a Baía de Zimbros, o município de Governador Celso Ramos e a foz do Rio Tijucas.
Regras e orientações:
- Não entre com veículos motorizados;
- Não corte ou arranque a vegetação do parque. Respeite os animais e as plantas;
- Não deixe lixo na trilha e nas praias. Leve-o de volta;
- Não faça fogueiras ou acampamentos no parque;
- Não leve animais domésticos ao parque;
- Evite consumir bebidas alcoólicas antes e durante a trilha.
Dicas importantes:
- Use meias e calçados fechados para fazer caminhadas e trilhas;
- Evite fazer trilha com chuva ou logo após períodos de chuva intensa;
- Proteja-se do sol com boné ou chapéu e protetor solar;
- Evite fazer a trilha nos horários mais quentes do dia, entre 11h e 15h;
- Respeite a natureza e os outros visitantes: fale baixo, não utilize caixas de som e não obstrua a passagem;
- Você é responsável pela sua segurança, portanto, não se arrisque;
- Leve água e mantenha-se hidratado;
- Mantenha-se no caminho principal; não utilize atalhos para encurtar caminhos.
Galeria de Fotos
Entre em contato
Fone: (47) 3393-9538
E-mail: famab@bombinhas.sc.gov.br
Encontre no mapa