Bombinhas e sua história

Compartilhe

Primeiros Habitantes de Bombinhas
Muitas evidências apontam que os índios carijós, da nação tupi-guarani, foram os primeiros a povoar o litoral de Bombinhas. Sítios arqueológicos como os sambaquis em Zimbros e Canto Grande testemunham sua presença, embora alguns tenham sido lamentavelmente destruídos por ações irresponsáveis de moradores e projetos de construção.

Povoamento Açoriano na Região
Os primeiros colonizadores espanhóis chegaram em 1527, seguidos pelos portugueses em 1711, interessados nas riquezas locais e no potencial de povoamento. Crises nos Açores e na Madeira aceleraram a colonização por D. João V de Portugal em 1735.

Estilo de Vida dos Novos Habitantes
Os imigrantes açorianos preferiram áreas interiores para a agricultura, cultivando feijão, café, batata, cana-de-açúcar, mandioca, frutas e ervas medicinais. Comércio era feito por trocas, exigindo longas caminhadas até Tijucas.

Descoberta por Brasileiros
A beleza natural e a pesca atraiu turistas a partir da década de 50, com um crescimento populacional significativo a partir dos anos 70.

Emancipação e Desenvolvimento
Emancipada em 1992, Bombinhas viu sua população crescer rapidamente, alcançando 8.700 habitantes em 2000. A população flutuante varia de 60 a 80 mil habitantes durante a alta temporada.

Desenvolvimento Sustentável
Bombinhas foca em um crescimento ordenado e sustentável do turismo, preservando sua natureza e qualidade de vida.

Aqui você poderá ver fotografias, vídeos e outros materiais que fazem parte da história e do desenvolvimento de Bombinhas.

Galeria de Fotos

Entre em contato

Fone: (47) 3264-7478 | (47) 3393-3706
E-mail: cultura@bombinhas.sc.gov.br
Site:https://culturabombinhas.com.br/


Encontre no mapa

Pular para o conteúdo