O concurso Top 100 Melhores Histórias de Destinos Responsáveis é uma lista anual de histórias de práticas inovadoras de 100 destinos que inspiram a liderança mundial do turismo responsável.
Dessa forma, a Green Destinations seleciona, a partir de uma chamada aberta, 100 histórias que se destacam em termos de eficácia, inovação e inspiração. O concurso é composto por três etapas:
1a – O município deve atender 60% dos critérios de sustentabilidade (no primeiro ano são 15 critérios e a partir do segundo são 30);
2a – O município deve inscrever a história em uma das categorias seguintes: gestão de destinos, natureza e cenário, meio ambiente e clima, comunidades prósperas, cultura e tradição ou negócios & marketing;
3a – A história será avaliada por um júri que a selecionará ou não para integrar a lista do Top 100. Essa lista é divulgada anualmente na conferência Green Destinations.
Após a divulgação, no ano seguinte o júri seleciona as melhores histórias entre as 100, de cada categoria, para concorrer ao prêmio Green Destinations Story Awards, cerimônia realizada na maior feira de turismo do mundo, a ITB Berlin, na Alemanha.
Além das histórias premiadas, Bombinhas participou do Programa de Certificação de Destinos.
O processo de certificação envolveu o preenchimento de 84 critérios de sustentabilidade, sendo 75 obrigatórios e 9 opcionais, nas áreas de: gestão do destino, natureza e paisagem, meio ambiente e clima, cultura e tradição, bem-estar social e negócios e comunicação.
Dessa forma, Bombinhas alcançou 64,9% dos critérios, conquistando o selo Prata de certificação.
A cidade pode utilizar o selo no período de um ano, e o processo de auditoria e avaliação apresenta um guia de boas práticas para que o município siga evoluindo na sustentabilidade, podendo alcançar os selos Ouro e Platinum.