Bombinhas é um município localizado no litoral centro-norte de Santa Catarina. A cidade é uma península que avança para o Oceano Atlântico com apenas 35,913 km² e 25.058 habitantes (IBGE 2022).
As principais atividades econômicas de Bombinhas são o turismo, a pesca artesanal e a maricultura (criação de mariscos e ostras), herança dos colonizadores indígenas e, mais tarde, açorianos. Atualmente, o turismo é a base de sustentação econômica da cidade, representando 19,74% do PIB. Bombinhas é considerada um dos melhores destinos turísticos do país.
Presenteada com exuberantes belezas naturais, Bombinhas é composta por 39 praias com características variadas, desde baías de águas calmas até praias com mar agitado e desertas, acessíveis apenas por trilhas ou pelo mar.
Localizada a 70 km da capital Florianópolis, Bombinhas também está próxima das cidades de Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema e Porto Belo, além do aeroporto de Navegantes. Faz parte da Região Turística Costa Verde & Mar.
Por ser uma península, a cidade oferece uma grande diversidade de paisagens e opções de lazer em meio à natureza, como caminhadas nas praias, trekking, surfe, mergulho, passeios de barco, pedalinho, caiaque e bicicleta.
Bombinhas também abriga três unidades de conservação municipais que são atrativos para a prática de ecoturismo: o Parque Natural Municipal da Galheta, o Parque Natural Municipal Morro do Macaco e o Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros. Nessas áreas, podem ser realizadas caminhadas ecológicas guiadas por trilhas construídas por antigos moradores na mata. Além disso, Bombinhas possui uma unidade de conservação federal, a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.
É o 6º destino brasileiro mais procurado por estrangeiros motivados por lazer, segundo dados do Ministério do Turismo divulgados em 2019. Nos anos de 2006, 2007, 2009, 2010 e 2011, Bombinhas ficou entre as cinco melhores praias do país pelos leitores da revista Viagem e Turismo, e foi considerada a terceira melhor em 2008 e 2012.
Reconhecida nacional e internacionalmente, a cidade oferece uma ampla e variada estrutura de hospedagem e gastronomia, atendendo aos mais variados perfis de público, com mais de 180 meios de hospedagem e cerca de 200 estabelecimentos de gastronomia, entre restaurantes, bares e lanchonetes.
Na alta temporada de verão, ocorre a maior movimentação na cidade. De dezembro a março, Bombinhas recebe aproximadamente 1,5 milhão de turistas de forma flutuante. É neste período que as praias ficam mais agitadas e que a cidade permanece em um ritmo de constante movimento. Entre as praias mais procuradas estão Bombas, Bombinhas, Quatro Ilhas, Canto Grande, Zimbros, Mariscal e Sepultura.
Todas essas praias possuem infraestrutura completa para atender turistas e visitantes, com bares, restaurantes, quiosques com banheiros públicos e acessibilidade, aluguel de cadeiras e guarda-sóis, além de pontos de atividades aquáticas como stand-up paddle, surfe, caiaque, pedalinho, banana boat, entre outros.
É também no verão que as operadoras de mergulho, agências de turismo e outros empreendimentos que oferecem passeios de barco e city tour recebem a maior procura. As diversas trilhas ecológicas também são uma atração garantida durante todo o ano.
Na baixa temporada, a cidade é mais aconchegante e tranquila, e a história local se torna um atrativo especial. Este período é ideal para conhecer os roteiros culturais e educativos que a cidade oferece, que agregam cultura, ecoturismo e gastronomia.
Nos meses de maio a julho, Bombinhas se concentra na praia por outro motivo: a Pesca Artesanal da Tainha. Famílias inteiras se reúnem nos ranchos e ajudam a puxar a rede com o peixe, que muitas vezes garante o seu sustento. O movimento em torno da Pesca da Tainha é de uma dimensão tamanha que se torna um atrativo à parte.
Com infraestrutura cada vez mais desenvolvida e com mais segurança, Bombinhas está preparada para receber turistas e visitantes que buscam tanto a tranquilidade da natureza quanto o agito das praias.
Em Bombinhas, as ruas de cada bairro são nomeadas de acordo com diferentes grupos de animais, plantas ou outros elementos da natureza:
– Centro – Peixes
– Bombas – Pássaros
– Quatro Ilhas – Ilhas
– Mariscal – Pedras
– Canto Grande – Árvores
– Morrinhos – Flores
– Zimbros – Rios
– Sertãozinho – Frutas
– José Amândio – Mamíferos
Mesorregião: Vale do Itajaí
Microrregião: Itajaí
Região Turística: Costa Verde & Mar
Limites Geográficos: Oceano
Atlântico (ao Norte, ao Sul e a Leste) e Porto Belo (a Oeste)
Altitude: 32 metros em relação ao nível do mar
População: 25.058 habitantes (estimativa IBGE/2022)
Área: 35,923 km²
Clima: Temperado quente
Data de Fundação: 30 de março de 1992
Atividades Econômicas: Turismo, maricultura e pesca
Balneário Camboriú 34,8 km
Brusque 77,3 km
Penha 60 Km
Florianópolis 78,2 km
Navegantes 68 Km
Parque Beto Carrero (Penha, SC) 71,9 km
Navegantes, SC (Aeroporto NVT) 66,6 km
Joinville 131 km
Blumenau 102 km
Curitiba 256 km
Porto Alegre 514 km
São Paulo 644 km
Criciúma, SC 258 km
Assunção, Paraguai 1.219 km
Montevidéu, Uruguai 1.307 km
Buenos Aires, Argentina 1.812 km
Presenteada com exuberantes belezas naturais, Bombinhas é composta por 39 praias com características variadas, desde baías de águas calmas até praias com mar agitado e desertas, acessíveis apenas por trilhas ou pelo mar. Continue lendo…
Copyright © SETUR Bombinhas | Desenvolvimento: Agência Inside