O Parque Natural Municipal da Galheta – PNMG foi criado pela Lei Municipal nº 097/94 a área foi incorporada ao Plano Diretor Municipal (Lei Complementar nº106/2009) como uma Zona da Unidade de Conservação do Parque Natural Municipal da Galheta (ZUC PNMG). Atualmente a área está no aguardo da elaboração de um Plano de Manejo que possa nortear o uso e ocupação do solo.
O Parque está localizado no costão esquerdo da Praia de Bombas e faz limite com o município de Porto Belo.
Atrativos Naturais – vegetação de Mata Atlântica e fauna associada, cursos d’água, costões rochosos, praia e a paisagem natural.
Praia da Galheta – a praia possui 105 metros de extensão e o acesso é feito por trilha ou pelo mar.
Trilha da Galheta – início no costão esquerdo da Praia de Bombas. Apresenta grau de dificuldade médio a semipesado, com percurso de cerca de 3.676 metros de extensão (ida e volta), com tempo de duração em torno de 3 a 5 horas. É necessário ter preparo físico, pois há trechos onde é preciso escalar rochas para avançar na trilha, sendo essencial o acompanhamento de guia ou condutor local.
Mirantes
– No ponto mais alto da trilha há um mirante (rocha grande) de onde é possível visualizar toda a enseada de Bombas.
– Ao chegar ao município de Bombinhas, logo após a sede da Polícia Militar, no lado esquerdo da Av. Leopoldo Zarling, está o Mirante de Bombas, de onde é possível visualizar o mar da Praia de Bombas e parte da área do PNMG.
Entre em contato
Fone: (47) 3393-9538
E-mail: famab@bombinhas.sc.gov.br
Encontre no mapa