facebook twitter instagram pinterest youtube whatsapp
Portal de Turismo de
Bombinhas
Fechar

Parque Natural Municipal Morro do Macaco

Parque Natural Municipal Morro do Macaco possui trilha e mirante com vista de tirar o fôlego

Crédito: Divulgação Setur Bombinhas
Saiba mais
Travellers Choice 2020 - Morro do Macaco Divulgação Setur Bombinhas
+13

Parque Natural Municipal Morro do Macaco

  • Acesso
    à internet
  • Acesso
    por trilha

Horários de funcionamento

Aberto diariamente, durante o ano todo.
Trilha do Morro do Macaco: entrada gratuita.

Ao realizar atividades na natureza, lembre-se sempre:
Não tire nada além de fotos,
Não leve nada além de lembranças,
Não deixe nada além de pegadas,
Não mate nada além de tempo,
Não queime nada além de calorias!

DICAS IMPORTANTES SOBRE AS TRILHAS
- A trilha do Morro do Macaco é íngreme e de grau de dificuldade moderado, por isso requer bom condicionamento físico;
- Use meias e calçados fechados para fazer caminhadas e trilhas;
- Proteja-se do sol utilizando boné ou chapéu e protetor solar;
- Não faça a trilha sozinho;
- Evite fazer a trilha nos horários mais quentes do dia, entre 11h e 15h;
- Respeite a natureza e os outros visitantes: fale baixo, não utilize caixas de som, deixe cada coisa no seu lugar e não obstrua a passagem;
- Você é responsável pela sua segurança, portanto, não se arrisque;
- Leve água e mantenha-se hidratado. Traga de volta todo o lixo que produzir;
- Mantenha-se no caminho principal, não utilize atalhos para encurtar caminhos.

ORIENTAÇÕES:
- É proibido levar animais domésticos no parque.
- Não faça trilhas quando está chovendo ou logo após períodos de chuva intensa;
- Não faça a trilha descalço ou de chinelo/sandálias;
- Não é aconselhável o consumo de bebidas alcoólicas antes e durante a realização da trilha;
- É proibida a entrada de veículos motorizados;
- É proibido cortar ou arrancar a vegetação do parque. Respeite os animais e as plantas;
- É proibido deixar lixo nas trilhas e praias. Traga seu lixo de volta;
- É proibido fazer fogueiras e acampamentos no parque;

Contatos

famab@bombinhas.sc.gov.br
Comercial: (47) 3393-9538

ATENÇÃO:

  • O USO DE ESPAÇOS PÚBLICOS, COMO PARQUES, PRAIAS E PRAÇAS, ESTÁ RESTRITO À PERMANÊNCIA DO USO DE MÁSCARA E RESPEITO AO DISTANCIAMENTO SOCIAL (DECRETO MUNICIPAL Nº 2663).

NOME DA UNIDADE: Parque Natural Municipal Morro do Macaco - PNMMM

BIOMA: Mata Atlântica

ÁREA: 266,82 hectares

ALTURA: Morro do Macaco - 191 metros / Mirante Eco 360º – 218 metros

LOCALIZAÇÃO: Rua Jequitibá (próximo ao Trapiche) - Canto Grande Mar de Dentro.

DIPLOMA LEGAL DE CRIAÇÃO: Lei Municipal Nº 113/1994

ÓRGÃO GESTOR: Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas (Famab)

ENDEREÇO FAMAB: Rua Lontra, 270 – Bairro José Amândio, Bombinhas - SC, 88215-000

E-MAIL: famab@bombinhas.sc.gov.br

TELEFONE: (47) 3393-9538

O Parque Natural Municipal do Morro do Macaco foi criado através da Lei Municipal Nº 113/94 e incorporado ao Plano Diretor Municipal (Lei Complementar nº106/2009) como uma Zona da Unidade de Conservação do Parque Natural do Morro do Macaco (ZUC PNMM), com o intuito de conservar e proteger a região do Morro do Macaco e Ilha do Amendoim/Macuco. O Parque está localizado no bairro de Canto Grande, na porção mais ao sul do município, e atualmenteaguarda a elaboração de um Plano de Manejo que possa nortear o uso e ocupação do solo. A manutenção do PNMMM é realizada pela Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas – Famab, por meio dos recursos da Taxa de Preservação Ambiental – TPA e das compensações ambientais.

O local abriga importantes ecossistemas naturais e propicia atividades científicas, de educação ambiental e de turismo ecológico. O Parque possui diversos mirantes naturais e pontos com vistas panorâmicas, em que se destacam o topo do Morro do Macaco (191 m de altura - visita gratuita) e o Mirante Eco 360º (218 m de altura - visitação paga). O acesso ao mirante do Morro do Macaco é feito por uma trilha ecológica que inicia no Pórtico de Entrada localizado na Rua Jequitibá, próximo ao trapiche do Canto Grande - Mar de Dentro. No local há serviço de informações turísticas e infraestrutura de apoio ao visitante.

A trilha é considerada de dificuldade média/moderada e leva de 30 a 40 minutos para chegar até o topo. A subida exige atenção pois é bastante íngreme. Recomenda-se realizá-la com calçado fechado e preferencialmente quando o sol e o calor não forem tão intensos. No caminho há pontos para descansar e outros mirantes, nos quais você pode tirar fotos incríveis e aproveitar para recuperar o fôlego.

No topo do morro é possível avistar as praias de Canto Grande, Mariscal, Quatro Ilhas, Zimbros, Morrinhos, Cantinho de Zimbros, o Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros e a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo com suas ilhas (Galé, Deserta, Arvoredo e o Calhau de São Pedro). A vista é ainda mais incrível tanto no nascer quanto no pôr do sol. Pelas condições do terreno, o morro é propício à prática da escalada, e os ventos também são ideais para a prática de voo livre e parapente.

Atrativos Naturais - vegetação de Mata Atlântica e fauna associada, ilhas, costões, rochosos, praias e a paisagem natural.

Ilha do Macuco ou do Amendoim - a ilha faz parte do Parque e seu acesso é feito por embarcações. É uma área muito apreciada por mergulhadores e pescadores amadores.

Trilhas

- Trilha do Morro do Macaco: acesso pelo Pórtico de Entrada localizado na Rua Jequitibá, próximo ao trapiche da Praia de Canto Grande - Mar de Dentro. Apresenta grau de dificuldade médio, com percurso de cerca de 1.800 metros de extensão (ida e volta) e tempo mínimo de 1h30. Atualmente alguns trechos da trilha encontram-se bastante degradados em decorrência dos processos erosivos, havendo pontos de maior dificuldade para a circulação de pedestres e áreas isoladas para recuperação. É necessário ter preparo físico, pois há trechos bastante íngremes, sendo recomendável o acompanhamento de guia ou condutor local.

- Trilha da Tainha: acesso pela Rua Jequitibá, próximo ao trapiche da praia de Canto Grande - Mar de Dentro. O caminho é relativamente fácil e o percurso dura em torno de 3 a 5 horas, com extensão de 5.178,34 metros (ida e volta).

- Trilha do Mirante Eco 360º: clique aqui.

Praias

- Praia do Macuco: localizada na Ilha do Macuco, ao sul do maciço do Morro do Macaco, é uma pequena praia preservada, com apenas 11,84 metros de extensão. Não apresenta nenhum tipo de infraestrutura, sendo que o seu acesso é restrito a embarcações.

- Praia do Buraco Quadrado: localiza-se próximo à Praia da Tainha, na porção sudoeste do Parque, sendo o acesso feito por meio de propriedades particulares, já que a praia é isolada do mar por rochas. É uma praia preservada com 26 metros de extensão.

Praia da Tainha: na porção sudoeste do PNMM, é um local de pouca ocupação, com pequenas residências situadas atrás do cordão de dunas vegetado. Seu acesso é feito por uma estrada de terra que tem início na Praia da Conceição. Possui infraestrutura restrita a alguns bares, quiosques e restaurantes. A praia possui cerca de 213,20 metros de extensão.

Praia do Cação: praia mais a oeste do PNMMM, localizada na ponta oeste do maciço do Morro do Macaco. Consiste em um local preservado possuindo 64,5 metros de extensão, sendo o acesso feito apenas por meio de trilha (propriedades particulares) ou pelo mar.

- Praia do Porto da Vó: voltada para a Baía de Zimbros, a noroeste do Morro do Macaco, uma pequena praia com 104 metros de extensão, com acesso a partir da estrada da Praia da Tainha, por meio do mar ou trilha. A ocupação humana se restringe a casas particulares de veraneio e por moradias de alguns pescadores/aquicultores tradicionais, com cultivos de moluscos.

- Praia D'Aguada: próxima à Praia do Porto da Vó, também voltada para a Baía de Zimbros, é uma praia com muitas rochas e pouca faixa de areia, sendo esta descontinua. A praia possui 116 metros de extensão é um local preservado, acessível apenas por trilha ou barco.

- Praia da Figueira (Porto do Jorge): é uma pequena praia localizada no extremo norte do maciço do Morro do Macaco, que possui um galpão instalado na sua faixa de areia e um pequeno trapiche. Pode ser acessada pelo mar ou trilha com acesso pelo costão do Canto Grande - Mar de Dentro.

------------------------

NOMBRE DE LA UNIDAD: Parque Natural Municipal Morro do Macaco - PNMMM

BIOMA: Vegetación Atlântica

ÁREA: 266,82 hectáreas

ALTURA: Morro do Macaco - 191 metros / Mirante Eco 360º – 218 metros

UBICACIÓN: Rua Jequitibá (próximo al Muelle) - Canto Grande Mar de Dentro.

DOCUMENTO OFICIAL DE CREACIÓN: Ley Municipal Nº 113/1994

ÓRGÃNO GESTOR: Fundación de Amparo al Medio Ambiente de Bombinhas (Famab)

DIRECCIÓN FAMAB: Rua Lontra, 270 – Bairro José Amândio, Bombinhas - SC, 88215-000

E-MAIL: famab@bombinhas.sc.gov.br

TELÉFONO: (47) 3393-9538

El Parque Natural Municipal del Morro do Macaco fue creado mediante la Ley Municipal N ° 113/94 e incorporado al Plan de Dirección Municipal (Ley Complementaria N ° 106/2009) como Zona Unidad de Conservación del Parque Natural Morro do Macaco (ZUC PNMM), con el fin de conservar y proteger la región del Morro do Macaco e Ilha do Amendoim / Macuco. El Parque está ubicado en el barrio de Canto Grande, en la porción más austral del municipio, y actualmente espera la elaboración de un Plan de Manejo que oriente el uso y ocupación del suelo. El mantenimiento del PNMMM lo realiza la Fundación de Amparo Ambiental de Bombinhas - Famab, a través de los recursos de la Tasa de Preservación Ambiental - TPA y las compensaciones ambientales.

El sitio alberga importantes ecosistemas naturales y ofrece actividades científicas, educación ambiental y turismo ecológico. El Parque cuenta con varios miradores naturales y puntos con vistas panorámicas, entre ellos la cima del Morro do Macaco (191 m de altura - visita libre) y el Mirante Eco 360º (218 m de altura visita – visita con valor de ingreso). El acceso al mirador del Morro do Macaco se realiza por un sendero ecológico que comienza en el Pórtico de Entrada ubicado en la Rua Jequitibá, cerca del muelle en Canto Grande. Hay servicio de información turística e infraestructura de apoyo a los visitantes.

El camino se considera de dificultad media / moderada y lleva de 30 a 40 minutos en llegar a la cima. La subida requiere atención ya que es bastante empinada. Se recomienda hacerlo con zapatos cerrados y preferiblemente cuando el sol y el calor no sean tan intensos. En el camino hay puntos de descanso y otros miradores, donde se pueden tomar increíbles fotos y aprovechar para recuperar el aliento.

En la cima del cerro se pueden ver las playas de Canto Grande, Mariscal, Quatro Ilhas, Zimbros, Morrinhos, Cantinho de Zimbros, el Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros y la Reserva Biológica Marinha Arvoredo con sus islas (Galé, Deserta, Arvoredo y Calhau de São Pedro). La vista es aún más impactante tanto al amanecer como al atardecer. Debido a las condiciones del terreno, el cerro es propício para la escalada y los vientos también son ideales para el vuelo libre y el parapente.

Atractivos Naturales - Vegetación del Bosque Atlántico y fauna asociada, islas, costas, rocas, playas y el paisaje natural.

Isla Macuco o Amendoim: la isla es parte del Parque y se accede a ella mediante embarcaciones. Es una zona muy apreciada por buceadores y pescadores aficionados.

Sederismo

- Sendero del Morro do Macaco: acceso por el Pórtico de Entrada ubicado en la Rua Jequitibá, cerca del muelle de la Playa Canto Grande - Mar de Dentro. Tiene un grado de dificultad medio, con un recorrido aproximado de 1.800 metros (ida y vuelta) y un tiempo mínimo de 1h30. Actualmente, algunos tramos del sendero se encuentran bastante degradados por la erosión, con puntos de mayor dificultad para la circulación peatonal y zonas aisladas de recuperación. Es necesario estar preparado físicamente, ya que hay tramos bastante empinados, y se recomienda la compañía de un guía local.

- Sendero de la Tainha: acceso por la Rua Jequitibá, cerca del muelle de la playa Canto Grande Mar de Dentro. El camino es relativamente fácil y el recorrido dura entre 3 y 5 horas, con una longitud de 5.178,34 metros (ida y vuelta).

- Sendero Mirante Eco 360º: haga clic aquí.

Playas

- Praia do Macuco: ubicada en la Isla Macuco, al sur del macizo del Morro do Macaco, es una pequeña playa preservada, de solo 11,84 metros de largo. No cuenta con ningún tipo de infraestructura y su acceso está restringido a embarcaciones.

- Praia do Buraco Quadrado: ubicada cerca de Praia da Tainha, en la parte suroeste del Parque, con acceso a través de propiedades privadas, ya que la playa está aislada del mar por rocas. Es una playa preservada de 26 metros de longitud.

- Praia da Tainha: en la parte suroeste del PNMM, es un lugar de baja ocupación, con pequeñas residencias ubicadas detrás del cordón forestal de dunas. El acceso es a través de un camino de tierra que comienza en la playa Praia da Conceição. Tiene infraestructura limitada a algunos bares, kioscos y restaurantes. La playa tiene unos 213,20 metros de largo.

- Praia do Cação: la playa más occidental del PNMMM, ubicada en el extremo oeste del macizo del Morro do Macaco. Consiste en un área de preservación con una longitud de 64,5 metros, con acceso solo por medio de un sendero (propiedades privadas) o por el mar.

- Praia do Porto da Vó: frente a la bahía de Zimbros, al noroeste del Morro do Macaco, una pequeña playa de 104 metros de longitud, con acceso desde el camino a la playa Praia da Tainha, a través del mar o sendero. La ocupación humana se limita a las casas de veraneo privadas y a las casas de algunos pescadores / acuicultores tradicionales, con cultivo de moluscos.

- Praia D'Aguada: cerca de la playa de Porto da Vó, también frente a la bahía de Zimbros, es una playa discontinua con muchas rocas y poca arena. La playa tiene 116 metros de largo y es un lugar preservado, accesible solo por sendero o barco.

- Praia da Figueira (Porto do Jorge): es una pequeña playa ubicada en el extremo norte del macizo del Morro do Macaco, que tiene un galpón instalado en su franja de arena y un pequeño muelle. Se puede acceder por el mar o por un sendero al que se accede por la costanera de Canto Grande - Mar de Dentro.

(ID: 3707, 2555 e 6745)

O que Fazer

O que Comer

Onde Ficar

Serviços

Esportes

  • Escalada
  • Rappel
  • Vôos (Asa delta, Parapente, vôo livre, monomotor)

Natureza e Ecoturismo

  • Morros e Serras
  • Parques e Reservas Ecológicas
  • Trekking
  • Trilhas

Passeios e Aventura

  • Espaços de Lazer
  • Mirante
  • Passeios e Aventuras
  • Roteiros
  • Tirolesa

Sol e Praia

  • Praias

ENDEREÇO

Rua Jequitibá,
Próximo ao trapiche da praia de Canto Grande Mar de Dentro
CEP: 88215000
Canto Grande, Bombinhas - SC

COMO CHEGAR

Para chegar no Morro do Macaco é preciso fazer uma trilha ecológica com cerca de 30 minutos de duração. As trilhas do Morro do Macaco e da Praia da Tainha iniciam na Rua Jequitibá próximo ao trapiche.

próximo deste ponto

Veja também outras opções de alimentação, hospedagem e lazer nesta mesma região.

guia de serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc... Conheça o guia completo de serviços de Bombinhas.

Saiba mais >