facebook twitter instagram pinterest youtube whatsapp
Portal de Turismo de
Bombinhas
Fechar

Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros

Crédito: Divulgação Setur
Saiba mais
Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros Keli Benvegnú
+7

Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros

  • Acesso
    por trilha

Horários de funcionamento

Aberto diariamente, durante o ano todo.
Entrada gratuita.

Ao realizar atividades na natureza, lembre-se sempre:
Não tire nada além de fotos,
Não leve nada além de lembranças,
Não deixe nada além de pegadas,
Não mate nada além de tempo,
Não queime nada além de calorias!

DICAS IMPORTANTES SOBRE A TRILHA
- Use meias e calçados fechados para fazer caminhadas e trilhas;
- Proteja-se do sol utilizando boné ou chapéu e protetor solar;
- Não faça a trilha sozinho;
- Evite fazer a trilha nos horários mais quentes do dia, entre 11h e 15h;
- Respeite a natureza e os outros visitantes: fale baixo, não utilize caixas de som, deixe cada coisa no seu lugar e não obstrua a passagem;
- Você é responsável pela sua segurança, portanto, não se arrisque;
- Leve água e mantenha-se hidratado. Traga de volta todo o lixo que produzir;
- Mantenha-se no caminho principal, não utilize atalhos para encurtar caminhos.

ORIENTAÇÕES:
- É proibido levar animais domésticos no parque e praias.
- Não faça trilhas quando está chovendo ou logo após períodos de chuva intensa;
- Não faça a trilha descalço ou de chinelo/sandálias;
- Não é aconselhável o consumo de bebidas alcoólicas antes e durante a realização da trilha;
- É proibida a entrada de veículos motorizados;
- É proibido cortar ou arrancar a vegetação do parque. Respeite os animais e as plantas;
- É proibido deixar lixo nas trilhas e praias. Traga seu lixo de volta;
- É proibido fazer fogueiras e acampamentos no parque;

Contatos

famab@bombinhas.sc.gov.br
http://www.bombinhas.sc.gov.br
Comercial: (47) 3393-9538
Denúncias: (47) 99624-2255

ATENÇÃO:

  • O USO DE ESPAÇOS PÚBLICOS, COMO PARQUES, PRAIAS E PRAÇAS, ESTÁ RESTRITO À PERMANÊNCIA DO USO DE MÁSCARA E RESPEITO AO DISTANCIAMENTO SOCIAL (DECRETO MUNICIPAL Nº 2663).

A Área de Relevante Interesse Ecológico da Costeira de Zimbros foi criada pelo Decreto Municipal nº 418/2001 e incorporada ao Plano Diretor Municipal (Lei Complementar nº106/2009) como uma Zona da Unidade de Conservação da Área de Relevante Interesse Ecológico (ZUC ARIEC), e foi recategorizada como Parque Natural Municipal pelo Decreto nº 2113/2015. 

O Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros - PNMCZ está localizado no Bairro de Zimbros, tendo como vizinhos o mar e o município de Porto Belo. Atualmente o Plano de Manejo do Parque está em elaboração.

O acesso à Costeira de Zimbros é feito a partir de uma trilha na Praia do Cantinho, no canto direito da Praia de Zimbros. Somente pedestres e bicicletas podem utilizá-la, pois na trilha não é permitida a circulação de quaisquer veículos motorizados. 

Também não são permitidos acampamentos, fazer fogueiras, presença de animais domésticos, além da coleta de mudas ou qualquer outro elemento do Parque. É importante salientar que a orientação é fazer a trilha sempre acompanhado por um condutor certificado e que conheça o local.

Atrativos Naturais - vegetação de Mata Atlântica e fauna associada, cursos d'água, lagoa, costões rochosos, manguezal, marismas, praias e a paisagem natural.

Praias da Costeira de Zimbros - são 4 praias principais que surgem ao logo da trilha: Cardoso, da Lagoa, Triste e Vermelha. Mas entre elas e em meio ao costão, há outras praias, totalizando 10. Abaixo segue a relação das praias, bem como, a extensão de cada uma, na ordem em que surgem na Costeira a partir do início da trilha:

- Praia do Cardoso: 285,5m;
- Praia do Basílio – 40m;
- Praia da Lagoa (também conhecida como Deserta): 306m; 
- Praia do Casqueiro – 35m;
- Praia do Pasto – 20m;
- Praia do Lau / Hermínio – 40m;
- Praia Triste: 382m;
- Praia do Mauri – 25m;
- Praia da Santa – 37m
- Praia Vermelha: 618m.

Trilha da Costeira - a trilha inicia no final da Rua Rio Piratini, no Bairro de Zimbros. Apresenta grau de dificuldade de fácil a médio e um percurso de cerca de 4.500 metros, com tempo de duração em torno de 3 a 5 horas apenas para ir até a Praia Vermelha. O caminho de retorno é o mesmo de ida. Até a Praia da Lagoa, mantendo-se na trilha principal, o caminho é mais tranquilo. A partir dali, a mata está mais fechada e é importante ter bom preparo físico e utilizar os serviços de um guia ou condutor local. Na Praia Triste também é possível fazer uma trilha adicional até a cachoeira e as piscinas naturais, porém, não há sinalização de orientação e é imprescindível estar acompanhado por um condutor ou guia para visitá-la.

Mirantes - Ao longo da trilha há pontos onde é possível visualizar toda a Baía de Zimbros, o município de Governador Celso Ramos e a foz do Rio Tijucas.

------------------------

El Área de Interés Ecológico Relevante de la Costa de Zimbros fue creada por el Decreto Municipal nº 418/2001 e incorporada al Plan Maestro Municipal (Ley Complementaria nº 106/2009) como una Zona de Unidad de Conservación del Área de Interés Ecológico Relevante (ZUC ARIEC), y fue recategorizado como Parque Natural Municipal por el Decreto nº 2113/2015.

El Parque Natural Municipal Costeira de Zimbros - - PNMCZ está ubicado en el Barrio de Zimbros, con el mar y el municipio de Porto Belo como vecinos. El Plan de Gestión del Parque se encuentra actualmente en desarrollo.

El acceso a la Costeira de Zimbros es a través de un sendero en el rincón derecho de la playa Praia do Cantinho, en Zimbros. Solo los peatones y las bicicletas pueden usarlo. No se permiten vehículos motorizados en el camino.

Además, no se permite acampar, hacer fogatas, la presencia de animales domésticos, la recolección de  plantas, raíces o cualquier otro elemento natural del Parque. Es importante tener en cuenta que la orientación es seguir el camino siempre acompañado por un guía o coordinador certificado que conozca el lugar.

Atracciones naturales: vegetación del bosque atlántico y fauna asociada, cursos de agua, lagunas, costas rocosas, manglares, marismas (pantanos de agua salada), playas y el increíble paisaje natural.

Playas de la Costeira de Zimbros: son 4 playas principales que aparecen a lo largo del sendero: Cardoso, Lagoa, Triste y Vermelha. Pero entre ellas y a lo largo de la costa hay otras playas, que suman un total de 10. Esta es la lista de playas y la longitud de cada una, en el orden en que aparecen en la costa desde el comienzo del sendero:

- Playa Cardoso: 285.5m;
- Playa Basílio - 40m;

- Praia da Lagoa (también conocida como Desierta): 306 m;
- Playa Casqueiro - 35m;
- Praia do Pasto - 20m;
- Playa Lau / Hermínio - 40m;
- Playa triste: 382 m;
- Playa Mauri - 25m;
- Praia da Santa - 37m
- Praia Vermelha: 618m.

Sendero de la Costeira: comienza al final de la calle Rio Piratini, en el barrio de Zimbros. Tiene un grado de dificultad de fácil a medio y un curso de aproximadamente 4.500 metros con una duración de alrededor de 3 a 5 horas de caminata para llegar la playa Praia Vermelha. El camino de regreso es igual al de ida..

Hasta la playa Praia da Lagoa, siguiendo el sendero principal, el camino es más tranquilo. A partir de ahí, el bosque es más cerrado y es importante estar en buena forma física y utilizar los servicios de un guía o coordinador local.

En la playa  Praia Triste también es posible tomar un sendero adicional hasta la cascada y las piscinas naturales, sin embargo, no hay señalización y es esencial estar acompañado por un guía para visitarlo.

Miradores: a lo largo del sendero hay puntos panorámicos donde es posible ver toda la Bahía de Zimbros, el municipio Governador Celso Ramos y la desembocadura del río Tijucas.

ID: 2556

O que Fazer

O que Comer

Onde Ficar

Serviços

Natureza e Ecoturismo

  • Cachoeiras e Cascatas
  • Lagos e Lagoas
  • Parques e Reservas Ecológicas
  • Trilhas

Sol e Praia

  • Praias

próximo deste ponto

Veja também outras opções de alimentação, hospedagem e lazer nesta mesma região.

guia de serviços

Borracharia, oficinas, clínicas, farmácias, imobiliárias, guias de turismo, telefones úteis, etc... Conheça o guia completo de serviços de Bombinhas.

Saiba mais >