A Capital do Mergulho Ecológico.
Costa Verde & Mar de Santa Catarina.

TEMPORADA DE VERÃO DE BOMBINHAS TERÁ NOVIDADES

Decoração de Natal e duchas nas praias estão no planejamento

 

A temporada de verão 2018/2019 de Bombinhas promete ainda mais encanto e conforto para turistas, visitantes e comunidade em geral. Durante uma reunião de trabalho realizada nesta sexta-feira, dia 9, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur, anunciou a contratação de decoração de Natal para alguns pontos da cidade e ainda a implantação de contêineres com banheiros e duchas nas principais praias do município.

A reunião contou com a presença de instituições e órgãos de segurança e prestadores de serviços que têm relação direta com o bom andamento da temporada de verão. Cada um apresentou os preparativos para receber os visitantes. Também estiveram presentes representantes de entidades de classe como Associação Empresarial de Bombinhas – AEMB, Rede Costa Esmeralda de Hotéis e Pousadas, Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau e membros do Conselho Municipal de Turismo – Comtur.

O prefeito Paulo Henrique Dalago Muller e o secretário de Turismo, Carlos Cândido Silva, informaram que está em processo de licitação a aquisição da decoração de Natal, que deverá ser implantada em alguns dos principais pontos da cidade, como o Pórtico de Entrada, Mirante de Bombas e Avenida Leopoldo Zarling. Outra novidade que trará mais conforto aos visitantes é a implantação de contêineres com banheiros e duchas nas praias, sendo dois em Bombas, um em Bombinhas, um em Quatro Ilhas, um em Mariscal, um em Canto Grande, um na Praia da Tainha e um em Zimbros, a partir do dia 5 de Dezembro.

A Setur fará show nacional de abertura da Temporada de Verão no dia 20 de Dezembro. O local e a atração ainda estão sendo definidos. No mesmo dia também terá a festa de chegada do Papai Noel. O Réveillon será nos mesmos moldes dos últimos anos, com apresentações de dj’s e bandas locais nas praias de Bombas, Bombinhas, Canto Grande e Zimbros. Além disso, a partir do dia 20 de Dezembro devem iniciar as aulas de zumba e ginástica nas praias e o serviço de cadeira anfíbia (que ficará na Praia de Bombas, junto ao posto de guarda-vidas). O secretário ainda apontou que está sendo finalizado o novo pórtico de entrada da cidade.

Nas primeiras quinzenas dos meses de Janeiro, Fevereiro e Março a equipe da Setur deve realizar a pesquisa de demanda turística. O instrumento serve para o planejamento de ações do poder público e da iniciativa privada para o desenvolvimento do turismo. Também foi informado que em Dezembro será lançado o novo portal online da Setur, com informações atualizadas, inclusive, dos hotéis, pousadas, restaurantes e comércio que estejam devidamente formalizados e cadastrados do Inventário Turístico e no Cadastur. A turismóloga, Keli Regina Benvegnú, comentou sobre a ação do Ministério do Turismo que ocorreu na cidade durante a semana, com fiscalização em mais de 60 locais e notificação de estabelecimentos em desacordo com a legislação. 

A Telmesh, empresa responsável pela administração da Taxa de Preservação Ambiental – TPA, apresentou algumas novidades na forma de cobrança e funcionamento do posto na entrada do município. As ações que começam a ser aplicadas nesta temporada têm o objetivo de agilizar o atendimento, oferecer mais facilidades para os turistas e visitantes e dar mais fluidez ao trânsito. As novidades serão apresentadas para a imprensa em uma coletiva marcada para esta quarta-feira, dia 14, às 10h, no auditório da Setur (Av. Leopoldo Zarling, 2072 – Bombas). A cobrança da TPA começa no dia 15 de Novembro e segue até 15 de Abril.

Água e Saneamento

A concessionária Águas de Bombinhas esteve presente para salientar que já está em funcionamento o novo sistema de abastecimento de água da cidade. A ETA foi inaugurada no último dia 7 e tem capacidade para produzir seis vezes mais água do que nas últimas temporadas. Além disso, foram realizadas melhorias nas redes, implantados 12 novos quilômetros de tubulação e bombas nos mais diversos bairros. Jader Milanez dos Santos, coordenador de Operações, salientou que podem ocorrer problemas pontuais, porém a concessionária está preparada para atender e resolver esses casos de imediato. 

A Águas de Bombinhas recomenda que residências, condomínios, hotéis e pousadas realizem a limpeza das caixas d’água e cisternas e que estejam com as mesmas cheias até a semana do Natal, para garantir o funcionamento do sistema. A concessionária também pede conscientização e economia, para não causar desperdício ou problemas eventuais. Os canais de atendimento são: 0800 595 4444 ou ainda pelo WhatsApp (47) 99234-1414.

Santos ainda informou que a concessionária trabalha na fiscalização das redes de esgoto irregularidades e que até semana que vem este serviço deve ser finalizado. Segundo ele, muitas residências, condomínios e até comércio ligam a rede pluvial na rede de esgoto, provocando vazamentos em caso de chuva. A Águas de Bombinhas têm investido em equipamentos para fiscalização e limpeza das redes, antes do verão.

Segurança

As Polícias Militar e Civil, assim como o Corpo de Bombeiros, informaram que aguardam o posicionamento do Governo do Estado a respeito do reforço de efetivo. O Tenente Alex Matias disse que espera um reforço de pelo menos 14 policiais, o mesmo do ano passado, para que possa ter, pelo menos, dois policiais exclusivos para ocorrências relacionadas ao trânsito. Ele ainda solicitou que um policial argentino, que vem para o Estado através de um intercâmbio, possa permanecer na cidade, já que Bombinhas é o sexto destino do país que mais recebe turistas estrangeiros motivados por lazer. O Comandante da PM ainda informou que a maior parte das ocorrências atendidas durante a temporada costuma ser perturbação do sossego, trânsito e pequenos furtos, principalmente, a imóveis locados por estrangeiros.

A delegada Mardjoli Valcareggi espera um reforço de quatro policiais civis para que consiga manter a delegacia aberta 24 horas, inclusive para liberação de veículos. Informou ainda que solicitou um escrivão específico para atendimento a estrangeiros para que possa registrar os delitos enquanto os mesmos ainda estão na cidade. Segundo a delegada, casos de estelionato envolvendo golpe de aluguel estão entre os mais comuns. 

O sargento Claudio Rafael Stadzisz disse que espera um reforço de cinco a oito bombeiros militares para esta temporada. Segundo ele, caso venham oito, conseguirá manter o serviço de jet ski ativo diariamente. A quantidade de guarda-vidas civis também não está confirmada, mas há boa expectativa devido ao aumento na procura do curso. As viaturas, equipamentos e materiais estão adequados e preparados. O comandante do Corpo de Bombeiros informou que já estão com três postos abertos diariamente, sendo que este número deve aumentar gradualmente até o dia 15 de Dezembro, quando inicia oficialmente a operação veraneio. As praias com guarda-vidas ativos atualmente são Bombas, Mariscal e Quatro Ilhas. O sargento ainda informou que a unidade do Samu já está alocada junto ao batalhão e que, no momento apenas compartilham a instalação física, no futuro o atendimento e o sistema também serão interligados.

Energia

Claudia Lessa Caldonho, gerente da Celesc Bombinhas, também esteve na reunião para informar que, após a implantação da nova subestação e a troca dos transformadores que apresentaram defeitos de fábrica, não houve registros de quedas de energia. Além disso, disse que agora a Celesc de Bombinhas conta com mais um funcionário para atender a demanda da cidade. Claudia também recomendou o uso do aplicativo para celulares da Celesc. Segundo ela, através deste dispositivo é possível verificar a situação de abastecimento de energia, consultar débitos e até mesmo notificar alguma ocorrência.

Lixo

A Say Muller, empresa responsável pela coleta de lixo na cidade, está preparada para a operação de veraneio. Segundo Fabio Leal Ewald, foi adquirido um veículo pequeno para entrar nas ruas que ficam obstruídas pelo trânsito ou que não comportam caminhão. A partir do dia 2 de Dezembro as equipes iniciam a operação diária em turnos diurnos e noturnos, tanto de resíduos comuns quanto de recicláveis. Para esta operação estarão disponíveis seis caminhões, sendo dois de reserva, e quatro carretas. Até esta data a empresa ainda deve realizar uma operação bota-fora, para descarte de moveis e entulhos maiores. O telefone para atendimento da empresa é o (47) 3332-1661 e o WhatsApp de Plantão é o (47) 99725-0053.

Já a Engemar, contratada para realizar a limpeza das praias, começa a operação já nesta semana, dia 15 de Novembro, no período noturno. A partir do dia 18 de Dezembro iniciam os também os trabalhos diurnos. Ao todo serão 27 pessoas trabalhando na limpeza das praias, além da máquina saneadora. Paulo Adalberto Zoschke, representante da Engemar, solicitou a colaboração da comunidade para o descarte correto nas lixeiras da praia, principalmente, que os comércios e restaurantes da orla não depositem os resíduos nesses contentores.

Meio Ambiente

A Fundação de Amparo ao Meio Ambiente fará, novamente, parceria om Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio para realização de projeto de voluntariado com duas linhas de ação: o monitoramento da Trilha do Morro do Macaco e o Marina Legal, com orientação para usuários de duas marinas da cidade. O edital nacional será lançado em breve e a ação deverá ser executada em Fevereiro e Março com recursos oriundos da TPA, aprovados pelo Comitê Gestor.

O presidente da Famab, Flavio Steigleder Martins, ainda reforçou que Bombinhas está na fase piloto do Bandeira Azul e que foi aprovada pelo Conselho Gestor da TPA a liberação dos  recurso para a recuperação da restinga do Mariscal, realização de blitzes ecológicas e testes de balneabilidade e qualidade da água. As praias inscritas no projeto são Mariscal e Quatro Ilhas.

Além disso, a Famab trabalhará na fiscalização ambiental náutica com reforço a partir de 15 de Dezembro, principalmente para coibir acampamento e outros crimes ambientais nas praias desertas. Outros três fiscais e um diretor trabalharão na fiscalização por terra. A Famab atende denúncias em sistema de plantão pelo WhatsApp (47) 99624-3355.

 

 

Data de publicação: 13/11/2018 - às 13:41

Desenvolvido por