A Capital do Mergulho Ecológico.
Costa Verde & Mar de Santa Catarina.

SETUR CAPACITA PROFESSORES DA REDE

Edição especial do Descobrindo Bombinhas reuniu cerca de 100 educadores

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bombinhas – Setur, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, capacitou cerca de 100 professores da rede municipal de ensino nesta semana. Segunda e terça-feira, dias 30 e 31, pela manhã foram realizadas aulas teóricas na EBM Dilma Mafra e no plenário da Câmara de Vereadores e na parte da tarde foi realizada uma visita em diversos pontos da cidade.

O turismólogo da Setur, Luiz Antônio Patrício, falou de conceitos, contou histórias e apresentou diversas características da cidade. A intenção é de que os professores tenham total conhecimento do município onde estão inseridos e possam passar esse conhecimento para os alunos. “Através da capacitação eles puderam observar a cidade de uma forma diferente, além da rotina e do cotidiano, e agora podem aproveitar os espaços que conheceram em aulas além dos muros das escolas, principalmente os patrimônios, tanto natural quanto cultural que é muito rico em Bombinhas”, salienta o turismólogo.

Para Graziela Airozo, 32 anos, professora efetiva da rede municipal, o Descobrindo Bombinhas foi surpreendente e fez com que ela, nativa e apaixonada pela cidade, pudesse relembrar e compartilhar histórias. “Achei que não conseguiriam me surpreender. Mas que bom que eu estava enganada, o programa é maravilhoso. Por diversas vezes me vi emocionada por reviver histórias que tão carinhosamente a Dona Salete nos contou e a nostalgia fez morada no meu coração naquele dia frio, mas aquecido pelos saberes que o tempo não apagou. No final, no Engenho do  Miminho, toda a nostalgia teve gosto de infância, no café com beiju e a farinha de amendoim”, contou a professora.

Dos quase 100 professores que participaram, alguns eram nativos ou vivem em Bombinhas há muitos anos e puderam contribuir com histórias suas ou de suas famílias. Já os que recém chegaram na cidade puderam adquirir mais conhecimento da cidade. Durante as aulas teóricas o Descobrindo Bombinhas teve a participação da Mestre de Cultura Tradicional, Dona Salete Maria Pinheiro Pereira, moradora nativa que contou casos e histórias. No passeio o grupo visitou locais como as Oficinas Líticas no Trapiche da Prainha, as Praias de Quatro Ilhas, Mariscal, Canto Grande, Conceição, Zimbros, Morrinhos e Bombas, o Museu Comunitário Engenho do Sertão, o Rancho do Seu Zequinha (da Família Olímpio) e o Espaço Cultural Engenho do Miminho.

Para esta edição especial do Descobrindo Bombinhas, a Secretaria de Turismo contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação; Fundação Municipal de Cultura; da Câmara de Vereadores de Bombinhas; Museu Comunitário Engenho do Sertão; da Mestre de Cultura Tradicional, Dona Salete; e da Família Olímpio. 

Data de publicação: 02/08/2018 - às 14:34

Desenvolvido por