DESCOBRINDO BOMBINHAS FORMA PRIMEIRA TURMA DE 2018

Capacitação contou com 30 participantes

O Programa Descobrindo Bombinhas iniciou sua sexta edição neste mês de Julho. Foram 30 pessoas capacitadas nos dias 17 e 18. Na terça-feira foi realizada a aula teórica e na quarta-feira o passeio com visitas técnicas. Os alunos conheceram a história de Bombinhas, seus patrimônios culturais e atrativos turísticos, além de curiosidades sobre a cidade. Entre os 30 participantes estavam empresários do trade, colaboradores de hotéis, pousadas e estabelecimentos de gastronomia, comunidade local e turistas.

A empresária do ramo hoteleiro e presidente da Rede Costa Esmeralda de Hotéis e Pousadas, Kele Silva Pinheiro, fez o Descobrindo Bombinhas pela segunda vez e reafirmou a importância do projeto. “O Descobrindo Bombinhas é de extrema importância porque Bombinhas depende muito da migração para ter a cidade movimentada, as pessoas que moram aqui há menos de 10 anos precisam conhecer a cidade. Por mais que ela seja pequena, as pessoas, às vezes, não têm o hábito de buscar informações sobre a cultura local de onde elas estão inseridas, então essa informação completa e acessível é necessária. A comunidade precisa conhecer e reconhecer a cidade. O que a gente tem de melhor para oferecer, tanto pra quem é daqui, que se alimenta dessa cultura, tanto para o turista que vem pra cá buscando uma experiência de vida e não só uma praia bonita”, ressalta.

Para Kele, além de todo o conhecimento da cidade, a capacitação também é uma forma de trocar experiências e contatos. “Além de ser enriquecedor, mesmo em apenas duas tardes, você cria vínculos e afinidades. Você conhece pessoas que, talvez, não encontraria em outro lugar, e cria laços profissionais e parcerias. Para o empresário, o Descobrindo Bombinhas reafirma o valor que a cidade tem para o negócio e para o produto que ele oferece. E quem trabalha nos hotéis, nos restaurantes e no comércio, pode passar uma informação mais adequada e correta para o turista”, salienta.

O Hotel Atlântico inscreveu os seus colaboradores de todos os setores. “A gente achou bem bacana, uma dinâmica muito legal. É uma ferramenta importante para poder passar informações precisas para os nossos hóspedes. Inscrevemos nossos funcionários da recepção, da governança e restaurante. Acho que todos os que trabalham com turismo deveriam fazer o Descobrindo Bombinhas. Agradecemos e parabenizamos a Secretaria de Turismo pela iniciativa. Não é fácil em tão pouco tempo, passar tanta informação e de forma tão dinâmica”, declara Jorge Young, gerente do Hotel e que participou dessa turma.

Já estão agendadas outras duas capacitações para este ano de 2018,  nos dias 14 e 15 de Agosto e 18 e 19 de Setembro. Para fazer a inscrição, basta acessar o link https://goo.gl/forms/QoaEEXAfrTXwRtDQ2. O objetivo principal é capacitar pessoas que trabalham no comércio, restaurantes, bares, lanchonetes, hotéis, pousadas e a comunidade em geral sobre a história, cultura e atrativos turísticos de Bombinhas.

Sobre o Descobrindo Bombinhas

A formação tem duração de 10h e é realizada durante duas tardes. O primeiro dia é de aula, com conversa e troca de experiências sobre turismo, cultura e hospitalidade, com os turismólogos da Setur, Keli Benvegnú e Luiz Antônio Patrício, e a participação especial da Mestra da Cultura Tradicional, Dona Salete Pinheiro. Eles falam das características e cultura de Bombinhas, com direito a contação de causos e lendas.

Já no segundo dia, através de uma parceria com a agência de turismo Casa do Turista, os alunos participam de um tour a bordo do Overland Tours, o Safari de Praias, veículo adaptado para a realização desse tipo de passeio. O tour inicia com uma visita a um rancho de Pesca Artesanal da Tainha. Em seguida, passa pela Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição, Ateliê da Miriam Vaccarelli, trapiche da Prainha, Praias de Quatro Ilhas, Mariscal, Canto Grande, Conceição, Morrinhos, Zimbros e outros atrativos turísticos e culturais da cidade. Ao final de cada capacitação a Setur aplica uma pesquisa com os participantes. Em 2017, a média final foi de 93,75% de aprovação.

Além das aulas regulares, a equipe da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur, tem realizado atividades extras com os descobridores já capacitados. Ao longo dos últimos cinco anos, já passaram pelo Descobrindo Bombinhas cerca de 800 pessoas. Em 2014 o Programa recebeu o prêmio Top Turismo da Associação de Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil - ADVB

Os empresários interessados em apoiar e participar do projeto, inclusive com divulgação de seus serviços turísticos, podem entrar em contato com a equipe da Secretaria através do e-mail: turismo@bombinhas.sc.gov.br.

Data de publicação: 24/07/2018 - às 13:35