A Capital do Mergulho Ecológico.
Costa Verde & Mar de Santa Catarina.

BEACONS ALCANÇAM MAIS 80 MIL PESSOAS NAS PRIMEIRAS SEMANAS

Tecnologia faz parte do programa de Turismo Inteligente

Os Beacons conseguiram impactar mais de 81 mil pessoas em duas semanas de funcionamento em Bombinhas e nos outros nove municípios que integram a Costa Verde & Mar, em Santa Catarina. Os dispositivos se comunicam com os smartphones e tablets dos frequentadores dos pontos turísticos via bluetooth, para passar os dados dos locais visitados. A novidade, recém-instalada na região, é uma parceria com o Sebrae/SC e uma das primeiras aplicadas no setor turístico do Brasil.

Os locais com mais visualizações em Bombinhas foram: o Mirante de Bombas, na entrada da cidade, e o Rancho do Seu Vavá, onde está localizado também o Centro de Atendimento ao Turista - CAT. Os relatórios emitidos indicam quantidade de pessoas on-line, o número dos que participaram, quantidade de visualizações, quem acessou o conteúdo no site, os pontos turísticos favoritados e os que foram compartilhados. Com este perfil, é possível pensar em ações futuras mais assertivas, para atingir o público que está interagindo. Ou, ainda, pensar em como chegar àqueles que ainda não seguiram adiante, apesar de já terem percebido a presença da tecnologia.

A tecnologia funciona como um guia virtual e passa a operar quando a pessoa chega a 70 metros de distância do Beacon, pois ele emite um sinal que é recebido pelo smartphone ou tablet. À medida que a pessoa se desloca, o dispositivo envia as informações dos pontos cadastrados de acordo com local que a pessoa está vendo no momento. Aqueles que utilizam tecnologia Android recebem o contato de maneira instantânea (mensagem via push), sendo necessário apenas deixar o GPS e o bluetooth ligados, além do acesso à internet. Já os usuários de IOS precisam fazer download do App TagCity. O aplicativo também possui recurso de acessibilidade para deficientes visuais. Os locais foram selecionados com base no Roteiro Cultural e nos principais atrativos da Costa Verde & Mar.

Em Bombinhas são oito beacons distribuídos no Mirante de Bombas, no CAT/Rancho do Seu Vavá, na Capela Imaculada Conceição, no Trapiche de Bombinhas (Prainha), na Praça Mirante das Ilhas (Quatro Ilhas), na Avenida Água Marinha (Mariscal), no Trapiche de Canto Grande/Morro do Macaco, na Casa da Cultura Piana do Crivo/Trapiche de Morrinhos.
Municípios da Costa Verde & Mar: Balneário Piçarras, Penha, Navegantes, Itajaí, Ilhota, Camboriú, Balneário Camboriú, Itapema, Porto Belo e Bombinhas.

 

 

 

Texto: Martha Kienast/Oficina das Palavras
Colaboração: Amanda Weber/Setur

Data de publicação: 26/04/2018 - às 14:01

Desenvolvido por