A Capital do Mergulho Ecológico.
Costa Verde & Mar de Santa Catarina.

BOMBINHAS MANTÊM CATEGORIA ‘A’ DE TURISMO

Índice avalia fluxo turístico e empregos no setor

Bombinhas manteve a posição de categoria ‘A’ do Programa de Regionalização do Ministério do Turismo – Mtur. A categorização foi atualizada nesta quinta-feira, dia 8, e utiliza como critérios o fluxo turístico doméstico e internacional e número de empregos e estabelecimentos formais no setor de hospedagem. Em um universo de 3.345 municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro, 57 foram considerados categoria ‘A’. As outras duas cidades do Estado que possuem o mesmo índice são Florianópolis e Balneário Camboriú. 

O índice alcançado por Bombinhas demonstra a importância da cidade para a Região Turística Costa & Mar e para o Estado de Santa Catarina, colocando o município no mesmo patamar de cidades como Balneário Camboriú e a capital Florianópolis. O bom resultado de Bombinhas é reflexo das belezas naturais exuberantes, que atraem visitantes de várias regiões do Brasil e do Mercosul, bem como de investimentos em infraestrutura e participação da iniciativa privada, no entendimento do turismo como um esforço coletivo. A participação no Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar – Citmar também tem parcela importante na divulgação do destino e da região.

A categorização é um instrumento importante para acompanhar o desempenho da economia do turismo nos municípios e serve também como balizador de políticas públicas do setor e direcionamento de verbas federais. Ele permite tomar decisões mais acertadas e implementar políticas que respeitem as peculiaridades de cada cidade. Apenas municípios categorizados como A, B, C ou D podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico. Os dados utilizados na categorização são oficiais dos Ministérios do Trabalho e Emprego e Ministério do Turismo.

Data de publicação: 09/02/2018 - às 15:40

Desenvolvido por