A Capital do Mergulho Ecológico.
Costa Verde & Mar de Santa Catarina.

DESCOBRINDO BOMBINHAS CAPACITOU QUASE 200 PESSOAS ESTE ANO

Em cinco anos foram aproximadamente 800 pessoas

O Programa Descobrindo Bombinhas capacitou 193 pessoas nas oito turmas de 2017. Ao longo dos cinco anos, foram aproximadamente 800 pessoas que passaram pelo projeto da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur.

As 193 pessoas são de 39 empresas diferentes e da comunidade, sendo 34,85% da comunidade; 30,3% de hotéis e pousadas; 10,3% de imobiliárias; 13,7% do comércio e prestadores de serviço; 6,9% da gastronomia e 4% de outros segmentos, como estudantes, servidores públicos. imprensa  e autônomos.

Este ano a capacitação iniciou em Maio e foi realizada todos os meses até Dezembro. A formação tem duração de 10h e é realizada durante duas tardes. O primeiro dia é de aula, com conversa e troca de experiências sobre turismo, cultura e hospitalidade, com a turismóloga Keli Benvegnú e a participação especial da Mestra da Cultura Tradicional, Dona Salete Pinheiro. As duas falam das características e cultura de Bombinhas, com direto a contação de causos e lendas.

Já no segundo dia, através de uma parceria com a agência de turismo Casa do Turista, os alunos participam de um tour a bordo do Overland Tours, o Safari de Praias, veículo adaptado para a realização desse tipo de passeio. O tour inicia com uma visita ao rancho de Pesca Artesanal da Tainha da família Olímpio. Em seguida, passa pela Capela Nossa Senhora Imaculada Conceição, Ateliê da Miriam Vaccarelli, trapiche da Prainha, Praias de Quatro Ilhas, Mariscal, Canto Grande, Conceição, Morrinhos, Zimbros e finaliza no Museu Comunitário Engenho do Sertão.

Ao final de cada capacitação a Setur aplica uma pesquisa com os participantes. Neste ano, a média final foi de 93,75% de aprovação. Foram apresentadas diversas sugestões para as próximas edições, como, por exemplo, o aumento da carga horária, a realização de trilhas e a intensificação do projeto, para ampliar o seu alcance.

Além das aulas e passeio, as turmas do Descobrindo Bombinhas também são convidadas, ao longo do ano, para participar de atividades extras. Em 2017 foi realizada uma trilha no Morro do Macaco   e passeio de barco com ‘O Pirata’, a bordo da Escuna Bela Catarina. Cerca de 30 pessoas participaram dessas atividades.

Os parceiros do Descobrindo Bombinhas neste ano foram: Casa do Turista, Dona Salete Pinheiro, Grupo Vila do Farol, Miriam Vaccarelli, família Olímpio, José Antônio Olímpia, Museu Comunitário Engenho do Sertão e O Pirata. Os empresários interessados em apoiar e participar do projeto, inclusive com divulgação de seus serviços turísticos, podem entrar em contato com a equipe da Secretaria através do e-mail: turismo@bombinhas.sc.gov.br. 

Data de publicação: 21/12/2017 - às 12:55

Desenvolvido por