A Capital do Mergulho Ecológico.
Costa Verde & Mar de Santa Catarina.

SECRETARIA DE TURISMO AMPLIA CONHECIMENTO EM PESQUISA

Na última semana a visita técnica fo no Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris

Para aprimorar as pesquisas e levantamento de dados que o município de Bombinhas já realiza, como as Pesquisas de Demanda Turística de alta e baixa temporada e o Inventário Turístico, a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico realizou visita técnica ao Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris. A turismóloga Keli Benvegnú, foi recebida pelo coordenador do OTE, Fábio Montanheiro para conhecer o trabalho desenvolvido pelo núcleo de inteligência e obter mais conhecimento para a realização de novos estudos e indicadores, como aqueles relacionados aos meios de hospedagem e a arrecadação de impostos do setor turístico.

O Observatório realiza diversos tipos de levantamento de dados, elabora diagnóstico de cenários e análise de tendências, especialmente para os setores de turismo, eventos e cultura no Estado de SP. Suas pesquisas e relatórios conclusivos são fonte oficial de consulta e dão suporte à tomada de decisões para a gestão pública e investidores. Recomendado como o principal observatório de turismo do Brasil, o OTE atua desde o ano de 2005 e já recebeu três premiações do Ministério do Turismo nas categorias de Monitoramento Turístico e Melhores Práticas (em 2010, 2014 e 2015).

Para Fabio Montanheiro, as pesquisas de demanda turística e de eventos são fundamentais para conhecer o perfil do público e entender os hábitos de consumo dos turistas. Além disso, dados do setor turístico que são monitorados mensalmente, passam pela análise de três profissionais, que avaliam o tema de acordo com o cenário do turismo nacional. Para o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Waldir Eschberger Júnior, a análise de estudos e índices são essenciais para o gerenciamento de empresas e órgãos públicos e o corpo técnico da pasta trabalhará para ampliar a produção e a oferta desse tipo de informações. Estes dados servirão para o planejamento destas entidades.

 

Data de publicação: 18/04/2017 - às 15:54

Desenvolvido por