A Capital do Mergulho Ecológico.
Costa Verde & Mar de Santa Catarina.

BOMBINHAS PARTICIPA DO CLEAN UP THE WORLD – DIA MUNDIAL DA LIMPEZA DE PRAIAS.

Diretores da Secretaria de Turismo se engaja no evento de cidadania!

Todo terceiro sábado do mês de setembro, desde 2008 – tradicionalmente a AEMB (Associação Empresarial de Bombinhas) se junta ao mutirão mundial Clean Up de World junto com mais de 125 países motivando as pessoas a colocarem a mão no lixo com o objetivo de ampliar a conscientização.

Este ano os diretores de Turismo da Setur, coordenaram os trabalhos de coleta na praia de Bombas, e motivaram as equipes de voluntários que contribuiram para o desenvolvimento da ação. Participaram da ação alunos do Colégio Maria Rita Flor, coordenados pela professora Josiane Bezerra e alunos da FAPAG coordenados pela professora Roberta Ruthner.

O evento é promovido simultaneamente por diversas organizações internacionais. Entre elas está a ONG americana "The Ocean Conservancy", que desde 1986 celebra a data com uma das mais bem sucedidas mobilizações com voluntários ao redor do planeta.

Com as informações recolhidas pelos voluntários, a organização consegue fazer um mapeamento dos resíduos mais perigosos encontrados no mar e busca soluções para impedir que eles acabem tendo este destino. Ao participar de ações como estas, voluntários também se tornam mais conscientes sobre suas escolhas de consumo e o impacto que elas podem ter sobre o meio ambiente. 

Depois que os resíduos foram coletados da praia pelas mãos dos voluntários, foram tabulados em planilha oficiais do evento, compilados vão ser gerados em um relatório anual. Este relatório oferece subsídios para a formulação das principais políticas públicas globais sobre o tema.

Além do impacto visual, nas praias, mares e rios, a biota marinha é fortemente impactada. Isto é, os organismos vivos que habitam o oceano, acabam ingerindo o lixo, confundindo como alimento (quando são animais – peixes, tartarugas, aves e mamíferos marinhos). “A ingestão de lixo por animais marinhos acontece o tempo todo e, nesse momento, algum animal deve estar morrendo por conta disso.

O Dia Mundial de Limpeza de Praias é muito mais que uma ação de limpeza em si, é uma ação que simboliza uma conscientização para a problemática do lixo marinho e visa sensibilizar os frequentadores da praia e da orla para o seu papel nessa questão.



Data de publicação: 22/09/2015 - às 18:13

Desenvolvido por