CAMPEONATO DE STAND UP PADDLE É REALIZADO EM BOMBINHAS

Bombinhas mais uma vez é cenário para realização de eventos esportivos náutico.

A Fundação Municipal de Esporte de Bombinhas com o objetivo incentivar o desenvolvimento de práticas esportivas, contribuiu com seu apoio na realização do campeonato de Stand Up Paddle (variação do surf praticado em pé com remo) realizado pela Eco Esporte Eventos Esportivos, que aconteceu no dia 14 de março em Bombinhas.

A competição denominada Vila do Farol Bombinhas UP 2015, é um campeonato para pranchas "Stand up Paddle" modalidade livre nas categorias 19 KM, 5KM e 2KM.

O evento propiciou um show de talentos nas águas transparentes das praias de Canto Grande, Quatro Ilhas e Bombinhas (centro).

A largada da prova dos 19 KM aconteceu na praia do Canto Grande às 7h30, a categoria 5KM teve a largada na praia de Quatro Ilhas às 8 horas e a dcategoria 2KM percorreu a Baia de Bombinhas, por volta das 10 horas.

O Vila do Farol Bombinhas UP Stand up Paddle, é um evento aberto para qualquer pessoa que esteja em perfeito estado de saúde. A idade mínima para participar das provas de 10.3 e 3.3 milhas náuticas é de 15 anos, já para a prova de 1.5 milhas náuticas a idade será livre.

O Stand Up Paddle teve sua origem datada em meados de 1960 em Waikiki (Havai), onde os famosos Beach Boys se encarregaram de dar o pontapé inicial neste esporte, que já é cultuado por muitas pessoas. O termoStand Up Paddle Boarding é chamado na língua havaiana de Hoe He'e nalu (e significa Ku= em pé, Hoe=Remar, He'e=Surfar, Nalu=Onda), e sua história está diretamente ligada ao Surf, pois relembra uma maneira muito antiga de sepraticar o esporte. Antigamente os professores e mestres, que instruíam seus grupos em como surfar, se mantinham em pé nas pranchas, apoiados com um remo, com o intuito de terem mais visibilidade.

Também conhecida como Beach Boy Surf, esta modalidade é caracterizada por manter o praticante em pé na prancha, com a utilização de um remo para se deslocar pela água. Em meados dos anos 2000, alguns dos principais surfistas havaianos como Laird Hamilton, Brian Keaulana e Rick Thomas, iniciaram a prática de SUP como forma de alternar os treinos de Surf, na impossibilidade de praticá-lo quando o mar não estava em condições favoráveis. Os demais praticantes se encantaram e a cada ano o esporte ganhou mais adeptos, até a criação de eventos específicos como o Makaha's Big Board Surfing Classic e Molokai to Oahu Paddleboard Race.

No Brasil esta modalidade teve seu início pela prática dos surfistas Haroldo Ambrósio e Jorge Pacelli, que juntos inovavam cada vez mais os acessórios para aprimorar as técnicas deste esporte. Inicialmente praticado nas praias do Rio de Janeiro e São Paulo, o esporte já possui adeptos no país todo, incluindo lagos em Brasília.

A modalidade Stand Up Paddle Wave tem como objetivo unir as habilidades e possibilidades de desempenho do surf clássico e moderno com o uso do remo.  Desta forma, pretende-se que as potencialidades e características do equipamento (prancha e remo) sejam usadas em uma onda. Assim, somente surfar a onda sem o auxilio do remo não é o pretendido pelo Stand Up Paddle.

Data de publicação: 16/03/2015 - às 09:19