A Capital do Mergulho Ecológico.
Costa Verde & Mar de Santa Catarina.

23º ANIVERSÁRIO DE BOMBINHAS

EM COMEMORAÇÃO AO ANIVERSÁRIO DE BOMBINHAS FOI REALIZADO A 15ª EDIÇÃO DE CORRIDA DE CANOAS A REMO

O 23º aniversário de Bombinhas foi comemorado de forma entusiasta pela população e visitantes, na praia homônima no bairro do Centro. A manhã iniciou com uma missa, celebrada pelo pároco local Silvano, organizada pela comunidade, com o apoio do grupo de louvor da Capela São João Batista. Em seguida começaram a chegar as personagens principais do 15º Festival de Embarcação a Remo: as canoas.

Num envolvimento típico da comunidade pesqueira, neste ano o festival teve recorde de participação de canoas visitantes, sete ao todo, sendo quatro de Florianópolis e três de Garopaba, que veio com uma delegação de 110 pessoas, lideradas pelo prefeito Paulo Sérgio de Araújo, e levou dois prêmios para casa.

O festival, tradicional no município, é realizado pela Prefeitura de Bombinhas em alusão ao aniversário da cidade, reúne a comunidade pesqueira, familiares e amigos de Bombinhas e região, em torno da pesca artesanal da tainha, onde normalmente é utilizada a canoa de um pau só, e é uma das características mais marcantes da identidade cultural do litoral catarinense, além de ser patrimônio imaterial estadual e municipal.

A competição de canoas a remo acontece nas categorias dois remos feminina, dois remos masculina e quatro remos masculina, ainda integram o festival as disputas de caiaque adulto e infantil e caíco adulto. A prefeita Ana Paula da Silva, a Paulinha, acompanhou de lancha as largadas da competição e torceu pelas canoas bombinenses. “É um momento único da nossa comunidade pesqueira, acostumados a labuta no mar tem neste mesmo mar um dia de descontração, competição sadia, camaradagem e a possibilidade de rever amigos de outras cidades e conhecer novos camaradas”, enfatiza Paulinha.

O resultado da prova teve momentos surpreendentes, na categoria dois remos feminina este ano aconteceu uma reviravolta, a equipe da Samaria, da praia de Mariscal, formada pelas meninas da família Serpa, campeãs por cinco anos consecutivos ficaram com a terceira colocação. A vitória ficou com a Nativa, formada pela patroa Katlyn Pinheiro e as remeiras Renata Pinheiro e Flávia Junckes, e em segundo lugar ficou a Bela Vista com a patroa Telminha Mafra e as remeiras Soraia Pinheiro e Graziela Airoso, ambas canoas da praia de Bombinhas. No masculino dois remos a vitória, também, ficou com a Nativa com o patrão Gilmar Pinheiro e os remeiros Jackson Pinheiro e Sergio. Em segundo lugar a Bela Vista com a equipe formada pelo patrão Rafael Pinheiro e os remeiros Antonio Cruz Jr e Gabriel Ventura, a terceira colocação foi da Afrodite, sendo o patrão Moisés Mafra e os remeiros Euclides Wolfe e Maureci Leal, as três canoas são da praia de Bombinhas.

Na categoria quatro remos o título ficou com Garopaba e a Gislaine, velha conhecida de Bombinhas, levou o troféu de primeiro lugar com o patrão Adilson Nascimento e os remeiros Sérgio Abreu, Antônio dos Passos, Robson Nascimento, Paulo Cézar Martins e Lucas Abreu. Em segundo lugar ficou a Padroeira da praia de Bombas, com o patrão Zequinha Olímpio e os remeiros Marcinho Santos, Maurino Garcia, Didico Olímpio e Jerri Shaffer e o chumbereiro Vavá Olímpio. A terceira colocada foi novamente da praia de Garopaba, a Camponeza II teve como patrão Manoel Bento e os remeiros Antônio Teixeira, Beato da Rosa, Ivani Lopes, Alcino de Abreu e Lúcio Pereira.

No caiaque adulto a vitória foi de Max Junior, seguido por Leonel de Souza e Nathan Souza, no infantil o vencedor foi Marlon Vinicios, o segundo colocado Lucas Estevão e o terceiro Luiz Felipe. A prova de caíco os campeões foram, o pai e filho, Antonio e Antonio Cruz Neto, o segundo lugar ficou com a dupla Gabriel e Célio e a terceira colocação, também, a dupla formada por pai e filho, Robson Cruz e Robson Jr.

Durante todo o dia a animação foi garantida pela torcida organizada e pelas intervenções realizadas pelo humorista Manezinho Odilho, que veio através do apoio cultural de Bombinhas Praia Apart Hotel, restaurante Moenda Calamares, restaurante Costa Esmeralda e Restaurante Olímpio, fazer a alegria dos presentes.

A partir das 16 horas a banda Nilêra, Pescador Cantador embalou os corações de moradores e visitantes na praia de Bombas.

Este ano participaram da 15ª edição do Festival de Embarcação a Remo as canoas: Natália, Praia Brava V, Vamos com Deus VI e Boa Fé de Florianópolis; Camponeza II, Gislaine e Vai na Certa de Garopa, e as bombinenses Padroeira, Santa Paulina, Shirlei, Nativa, Bela Vista, Samaria, Saira, Afrodite e Janaína.

Independente do resultado da chegada, todos os guerreiros do mar são muito especiais, pois mantém a tradição ano a ano sem importar a colocação.

Data de publicação: 16/03/2015 - às 15:38

Desenvolvido por