A Capital do Mergulho Ecológico.
Costa Verde & Mar de Santa Catarina.

SECRETARIA DE TURISMO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO REALIZA A ATUALIZAÇÃO DO INVENTÁRIO DA OFERTA TURÍSTICA

A partir da próxima quarta-feira (11/3), equipe de técnicos em turismo visitará os equipamentos turísticos para a coleta das informações.

O Inventário da Oferta Turística – InvTur é um instrumento importante para o planejamento de um destino turístico. Ele consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos, serviços turísticos e estruturas de apoio ao turismo. As informações produzidas formam um documento que é utilizado tanto para a divulgação da oferta, como para nortear ações para o desenvolvimento da atividade.

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico já utiliza essa ferramenta há diversos anos e disponibiliza o Inventário em seu site institucional. Agora, o Inventário está sendo atualizado e ampliado, em uma ação conjunta com os demais municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Turismo da região turística Costa Verde & Mar.

O projeto começou no ano passado e tem como principal objetivo gerar uma base de dados que permita desenvolver adequadamente as potencialidades turísticas da Costa Verde & Mar, além de otimizar os recursos públicos, evitando a sobreposição de ações.

O InvTur é dividido em três etapas, sendo que a primeira delas, que consiste no levantamento da infraestrutura de apoio, teve início no ano passado e está em fase de finalização. A segunda e a terceira etapas iniciam na próxima semana, quando serão inventariados os equipamentos e serviços turísticos. Após a coleta básica de informações, através da base de dados da Secretaria Municipal da Fazenda e, da divisão do território em áreas a serem inventariadas, será realizado o trabalho de campo, que consiste na visita e na coleta de informações mais detalhadas em cada equipamento.

“É importante que o empresariado tenha consciência da importância do InvTur para o turismo e preste informações detalhadas e verdadeiras, para que o documento realmente apresente tudo o que Bombinhas pode proporcionar ao turista que nos visita”, afirma o Secretário Luciano Marcondes.

A atualização do inventário disponibilizará aos visitantes, agentes de turismo e gestores, dados confiáveis sobre a oferta turística e servirá como base, também, para dar seguimento ao projeto de roteirização turística, iniciado pela Secretaria de Turismo no ano de 2013.

A equipe da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico iniciará os contatos com as empresas nesta quarta-feira, dia 11. Os empresários também poderão contribuir com o levantamento das informações procurando a Secretaria, através do e-mail turismo@bombinhas.sc.gov.br, telefone (47) 3393.7320 ou pessoalmente, na Av. Leopoldo Zarling, 2072 – esquina com a Rua Pardal, no bairro de Bombas.

Data de publicação: 09/03/2015 - às 19:10

Desenvolvido por