FESTA DO PESCADOR RECEBE 11 MIL PESSOAS EM TRÊS DIAS

A 16ª Festa do Pescador recebeu 11 mil visitantes nos três dias de evento, de 4 a 6 de outubro. Shows nacionais e com bandas locais animaram moradores de Bombinhas e visitantes em uma festa animada e em clima familiar.  Ana Paula da Silva, prefeita de Bombinhas, destaca a participação dos pescadores e suas famílias.

“Esta é uma festa para o pescador e para sua família. Este era nosso objetivo e ficamos felizes ao perceber, durante o balanço, que alcançamos o objetivo e a nossa festa foi um sucesso”, avalia.
Para ela, o evento é um espaço de celebração da cultura de Bombinhas, ligada ao mar e a pesca. Além dos show musicais, a Fundação Municipal de Cultura organizou apresentações e a exibição do documentário “Antes do inverno”, totalmente produzido em Bombinhas e que conta os preparativos para a pesca da tainha.

Segurança

O vice-prefeito Paulo Henrique Dalago Muller cita o clima de segurança em todos os dias da festa. “Fizemos um evento com atrações para toda a família, totalmente seguro, sem qualquer registro de ocorrências”, afirma.
O destaque do último dia de Festa do Pescador foi a tradicional corrida de embarcações, na manhã de domingo. Participaram 30 embarcações, divididas em cinco categorias. À tarde, após a premiação dos vencedores, houve sorteio de brindes, como motor para embarcação, TV e outros equipamentos náuticos, para as famílias dos pescadores.
O diretor de Pesca e Aquicultura, Jair Basílio Francisco, explica que a festa foi montada de acordo com a vontade da comunidade de pescadores. “Fizemos ao gosto deles e todos aprovaram”, informa.  Uma das surpresas foi o anúncio, no último dia, que a Secretária de Pesca e Aquicultura terá uma camionete para realizar serviços de transporte de peças de barcos. “Os pescadores não contavam com esse serviço e precisavam pagar fretes para realizar este transporte”, comenta Jair.

Gastronomia

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Waldir Eschberger, indica ainda a presença da gastronomia local, com várias opções e que agradaram a todos. “Foi uma combinação perfeita de boa comida, bebida e música de qualidade”, frisa. A música foi um destaque à parte.
Na primeira noite, animaram a plateia a banda local Noe Jack e a volta aos palcos do Uniclãs. Sábado, foi a vez da dupla sertaneja Leo e Júnior, conhecida nacionalmente e com vários sucessos, além do cantor Rafael Machado - uma das novas caras do sertanejo - e para fechar a noite, o baile comandado pelo Grupo Embalo Campeiro.
“São artistas que foram convidados em virtude da solicitação e desejo do principal publico da festa, os pescadores”, comenta. A Festa do Pescador foi encerrada pelo grupo Cantadores do Engenho, valorizando a cultura do litoral catarinense. Já para as crianças, a Festa contou com brincadeiras e jogos coordenados por profissionais do SESC.
O Banco do Empreendedor participou da Festa prestando esclarecimentos e informações aos pescadores e interessados em capital para seus negócios. Waldir Eschberger antecipa que a Prefeita já está preparando a 17ª edição, que terá mais surpresas e atrações. “Será uma Festa ainda melhor”, comenta a prefeita Ana Paula.

Data de publicação: 08/10/2013 - às 09:41