COOPERATIVAS EM BOMBINHAS – PRIMEIRA AÇÃO REALIZADA COM SUCESSO

Na tarde do dia 11 de julho aconteceu no auditório da Prefeitura de Bombinhas a primeira ação em prol do desenvolvimento de cooperativas na cidade.

O evento contou com a participação de mais de 50 pessoas representando diversos segmentos econômicos da cidade: artesanato, reciclados, produção orgânica, varejo turístico e transporte. Os trabalhos foram conduzidos pela Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares - ITCP, área ligada ao Observatório de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, com a participação de representantes de uma cooperativa de reciclados de Itapema e do Centro Público de Economia Solidária de Itajaí.

Durante todo o trabalho, diversas dúvidas foram esclarecidas a respeito de aspectos burocráticos, operacionais e financeiros de uma cooperativa. Os representantes do Poder Público Municipal também puderam contribuir, destacando todo o apoio que será dado à essas entidades, caso haja iniciativa e comprometimento de interessados no desenvolvimento dessa ação. Segundo o Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico Waldir Eschberger Junior, a atual administração irá incentivar cada dia mais este tipo de iniciativa. Ele ainda destaca, que a Prefeita Ana Paula da Silva tem como meta, a criação de pelo menos duas cooperativas na cidade até o final de 2013.

Na oficina, foi possível iniciar um diagnóstico preliminar sobre a possibilidade de criar entidades que trabalhem de maneira cooperada na cidade. Nos próximos dias, a Univali irá finalizar o documento com o diagnóstico e enviará a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, que dará continuidade ao processo de criação de cooperativas na cidade de Bombinhas.

Data de publicação: 18/07/2013 - às 09:32