Ministério do Turismo destaca fan page da Secretaria de Turismo de Bombinhas

BOMBINHAS FOI A CIDADE ESCOLHIDA PARA ABRIR A SÉRIE FAN PAGES DO BRASIL.

Na terça, dia 16 de abril, a página do Ministério do Turismo no Facebook anunciou: “A partir de hoje o Ministério do Turismo ficará ainda mais ligado nas páginas que estão ajudando a divulgar o turismo brasileiro. Listaremos sempre uma indicação das Secretarias de Turismo do Brasil. E começamos bem, com uma página muito atuante e cheia de imagens de tirar o fôlego”, propagou.

“Esse é o tipo de reconhecimento de um trabalho que começou pequeno, mas imprescindível nos dias de hoje que é o uso das ferramentas virtuais das redes sociais”, esclarece Keli Regina, turismóloga da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bombinhas e uma das responsáveis pela atualização da página do departamento.

Se no começo as redes sociais eram vistas pela maioria das empresas como algo supérfluo ou de uso apenas pessoal e até mesmo perda de tempo de seus funcionários hoje esta concepção mudou. “Qualquer mídia hoje tem que ter uma atenção especial. E o Facebook atualmente se tornou uma das principais ferramentas. Identificamos uma grande oportunidade, uma reação positiva por parte do público, que envia fotografias, textos, informação. Sem falar, que é uma forma de aplicar a transparência das ações da Secretaria”, afirma Waldir Eschberger, secretário de turismo e desenvolvimento econômico de Bombinhas.

O baixo custo, praticamente zero, é outro atrativo para este tipo de mídia. Mas segundo a turismóloga Keli os objetivos podem ir além da mera divulgação. “Temos o retorno do turista que nos visita, cada recado que é deixado na página da Secretaria de Turismo fica sua impressão, crítica ou elogio. Com essa informação sabemos onde precisamos melhorar e onde está a satisfação do visitante”, garante Keli.

A indicação do Ministério do Turismo serve de incentivo para a secretaria pensar em projetos maiores. “Pode parecer pouca coisa, mas ações como essa fortalece o nome de Bombinhas, como destino turístico, até mesmo para a Copa do Mundo, algo tem de ser trabalhado de forma consciente e eficaz, nisto as ferramentas virtuais e redes sociais funcionam muito bem”, conclui.

E ontem dia 17 de abril, coletamos as informações sobre a puxada de barcos com o diretor de pesca Sr. Jair,  conforme conversamos, a puxada dos barcos é o período em que os barcos são retirados do mar para manutenção (reformas, pintura, etc). Os pescadores concentram as reformas das embarcações no período de defeso do camarão que inicia no dia 01 de fevereiro e vai até o dia 31 de maio. As puxadas ocorrem durante todo o ano em menor quantidade, os barcos precisam de ser retirados e reformadas de 06 em 06 meses. Geralmente o próprio pescador cuida da manutenção do seu barco ou terceiriza o trabalho com carpinteiros da região.

A prefeitura municipal de Bombinhas, através da secretaria de pesca auxilia com a retirada das embarcações, disponibilizando as máquinas necessárias e o espaço adequado para as reformas. Ficaram estabelecidos dois dias da semana (terça-feira e sexta-feira) e são puxadas aproximadamente 06 barcos por dia. As puxadas que são realizadas com o apoio da prefeitura ocorrem no espaço em frente a secretaria de pesca na praia de Zimbros. Sr. Jair informou que poderiam ser realizadas visitas de turistas para conhecer as embarcações, conversar com os pescadores e acompanhar as atividades. E que disponibilizaria funcionários para acompanhar e prestar informações aos turistas.

link da Fan page: http://www.facebook.com/SeturBombinhas?fref=ts

Links Ministério do Turismo: http://migre.me/ebupd