Bombinhas discute proposta de cidade sustentável e competitividade do destino turístico

O EVENTO ACONTECEU NO ÚLTIMO SÁBADO (23) E ABORDOU OS TEMAS DE SUSTENTABILIDADE E O DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE TURÍSTICA.

O 1º Fórum Bombinhas 21 anos: perspectivas para o futuro, realizado sábado (23), na Pousada Vila do Farol, abre grande oportunidade para uma virada radical no desenvolvimento do município, com uma proposta de se tornar uma cidade sustentável em todos os sentidos.

A ideia, explicou a prefeita Paulinha, era apurar o pensamento da comunidade, através de pesquisa realizada no mês de março sobre o tema "O que você deseja para o futuro de Bombinhas?" e abordar o assunto durante o Fórum.

O evento contou com a participação de técnicos qualificados, que mereceram elogios da platéia pelos temas apresentados em suas palestras. A abertura dos trabalhos ficou por conta do palestrante George Winnik, com a apresentação do programa Cidades Sustentáveis. Em seguida, a prefeita Paulinha assinou o termo de adesão, inserindo Bombinhas no contexto do programa.

Milton Zuanazzi, que participou da equipe responsável pela implantação do Ministério do Turismo, e ocupou os cargos de Secretário Nacional de Turismo e Secretário de Estado de Turismo do Rio Grande do Sul, teceu comentários sobre a forma moderna e dinâmica que se espera de um município com vocação turística.

Capacidade de carga

O professor Marcus Polette, da Univali, encarregado do estudo que prepara a cobrança da Taxa de Preservação Ambiental, apresentou informações interessantes sobre o estudo em andamento sobre a capacidade de carga do município de Bombinhas, paisagem, esgoto, resíduos, etc.

O professor Pollete realiza trabalho pioneiro, que apura a identificação dos bairros de Bombinhas com a perspectiva de torná-los sustentáveis. O estudo iniciou por Quatro Ilhas, com levantamentos sobre sua capacidade de carga e principais necessidades.

Workshop

As técnicas Márcia Godinho e Tânia Brizolla realizaram o workshop para reflexão sobre o desenvolvimento, mercado turístico e competividade do destino de Bombinhas.

Após a exposição e alinhamento do conteúdo em plenária, os participantes construíram, em grupos, um quadro de ações divididas nas cinco dimensões da competitividade dos destinos turísticos: infraestrutura, turismo, políticas públicas, economia e sustentabilidade. Esse trabalho resultou um relatório com as principais considerações sobre o encontro, que será apresentado em breve, após formatação. Para os próximos meses, dando continuidade ao trabalho realizado, será feita uma oficina sobre roteirização e produtos, aspectos fundamentais para o desenvolvimento do turismo e Bombinhas e do posicionamento do destino no mercado turístico.

12 eixos do programa
Cidade Sustentável

A prefeita Paulinha proferiu palestra sobre os 12 eixos do Programa Cidades Sustentáveis, de acordo com o resultado da pesquisa que envolveu 590 participantes. Paulinha declarou que a pesquisa visa identificar o conceito de cidade pretendida pelos moradores, afim de desenvolver ações adequadas nesse sentido.

Prefeitura Municipal de Bombinhas
www.bombinhas.sc.gov.br