PIB Turístico da Costa Verde & Mar aponta a região com índice maior do que a média nacional

A ATIVIDADE CONTA COM CERCA DE 32 MIL PROFISSIONAIS ATUANDO NOS 10 MUNICÍPIOS DA REGIÃO TURÍSTICA.

A região conheceu oficialmente alguns estudos que irão reger a atividade turística nos próximos anos. Os estudos, contratados pelo Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar, foram realizados pelo SINERGIA e pela UNIVALI.

A apresentação dos documentos “Costa Verde & Mar em Números” e “Plano Estratégico de Marketing Turístico Integrado (Pemti)” e “Pesquisa de Oferta Turística: Meios de Hospedagem” foi na sede da Amfri em Itajaí na última quarta-feira (13/3). O levantamento oficializou o PIB Turístico da região, índice até então calculado somente em nível Nacional pelo IBGE. Segundo o estudo realizado pelo Professor Antônio Guarda, consultor em estudos, pesquisas e geoprocessamento – no Brasil, o índice é de 8,92%, com o dado estadual na casa dos 7,71%. A Costa Verde & Mar apresenta índice de 11,56%, maior que a média nacional e catarinense. São cerca de 32 mil profissionais ligados à atividade nos municípios integrantes da região. Abaixo a tabela por cidade.

PIB Turístico

BR – 8,92%

SC – 7,71%

Costa Verde & Mar – 11,56%

Balneário Piçarras – 11,65% - 1085 empregados no setor

Bombinhas – 19,74% - 1467 empregados no setor

Camboriú – 10,64% – 4.034 empregados no setor

Ilhota – 8,88% - 473 empregados no setor

Itajaí – 10,73% – 14.256 empregados no setor

Itapema – 11,41% – 3.291 empregados no setor

Luís Alves – 3,90% – 279 empregados no setor

Navegantes – 14,67% – 4.080 empregados no setor

Penha – 19,11% - 2.109 empregados no setor

Porto Belo – 9,71% – 933 empregados no setor

O Produto Interno Bruto (PIB) da Costa Verde & Mar é outro dado socioeconômico relevante cuja observação dos pesquisadores aponta que o maior valor agregado é na área de serviços. O documento mostra que dentre os municípios da região, o maior PIB é o de Itajaí. E, consequentemente, o PIB per capita maior também é o do município portuário.

Com base na definição de classes sociais da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), a região categoriza-se com a classe social predominante sendo a “alta classe média”, isto para todos os municípios. A segunda classe predominante é a “média classe média” e a terceira classe predominante é a “baixa classe alta”. A relação é a seguinte (renda por pessoa moradora no domicílio): Baixa Classe Média de R$ 291,00 a R$441,00; Média Classe Média de R$ 442,00 a R$ 641,00; Alta Classe Média de R$ 642,00 a R$ 1.019,00 e Baixa Classe Alta de R$ 1.020,00 a R$2.480,00.

Segundo a pesquisa, o crescimento da movimentação de passageiros por via aérea (pelo aeroporto de Navegantes) é crescente desde 2009. Também detalha as áreas verdes, o clima, os aspectos geográficos e as entidades reconhecidas pelo patrimônio cultural de Santa Catarina.

Pemti traz sugestões de ações a serem desenvolvidas

O Plano Estratégico de Marketing Turismo Integrado (Pemti), além das informações detalhadas de cada município, apresenta sugestões de atuação. Os dados de pontos fortes e das oportunidades, mostram, por exemplo, que o setor de serviços está em constante crescimento e que a atuação em sistema de franquias pode ser interessante. Da mesma maneira, informa que há riscos por conta dos pontos fracos em atuar na produção agropecuária.

O Pemti sugere ainda a criação de mecanismos para proteção das áreas naturais, transformando-as em parques municipais, estações ecológicas ou Reservas Particulares de Preservação Natural (RPPN). Foca também na sensibilização da comunidade local, turistas e visitantes no uso adequado dos recursos naturais.

Outro foco é o estabelecimento de parcerias com associações, federações e confederações para a realização de diferentes eventos, mantidos anualmente com a criação de um calendário exclusivo da Costa Verde & Mar. No aspecto novos produtos, sugere o estímulo à contínua captação do segmento de cruzeiros marítimos, realizando a reforma e ampliação dos espaços e processos que servem a esse setor.

Perfil dos Meios de Hospedagem apresenta radiografia dos estabelecimentos

A pesquisa do perfil dos Meios de Hospedagem da Região Turística Costa Verde & Mar foi realizada durante o ano de 2012, durante os meses de janeiro a outubro. Ela apresenta o perfil dos meios de hospedagem de cada um dos municípios integrantes. As pousadas são em maior número (97 unidades), seguidas dos hotéis 3 estrelas (43 unidades); e o gasto médio diário por pessoa na alta temporada gira em torno de R$ 160 a R$ 450. Mais de 68% dos entrevistados preveem investimentos no local.

Informações para a imprensa – Oficina das palavras:
Ricardo Ruas – ricardo.ruas@grupoodp.com.br - (47) 3346-3797 / (47) 9995-1846
Patrícia Wippel – litoral2@grupoodp.com.br - (47) 3346-3797 / (47) 9994-1265