Questões relativas ao uso de cartões de crédito internacionais encerram a série de conferências sobre as medidas econômicas argentinas

O TERCEIRO ENCONTRO DA SÉRIE DE CONFERÊNCIAS SOBRE AS MEDIDAS ECONÔMICAS ARGENTINAS E SUAS CONSEQUENCIAS PARA O TURISMO DA REGIÃO ACONTECEU ONTEM (10/10) NA POUSADA VILA DO FAROL E REUNIU 40 PESSOAS DE DIVERSOS SEGMENTOS ECONÔMICOS DE BOMBINHAS E CIDADES PRÓXIMAS.

A última etapa da série de Conferências sobre as medidas econômicas argentinas e suas consequências para o turismo da região aconteceu ontem (10/10), no Salão Praia do Ribeiro, na Pousada Vila do Farol em Bombinhas.

Participaram do evento 40 pessoas, que tiveram a oportunidade de debater com o Gerente de Negócios do Banrisul, Vinícius Fagundes de Souza, as questões relacionadas ao uso de cartões de crédito. Após a apresentação da instituição financeira que representa, Vinícius explanou sobre como ocorrem as transações através de cartões e a relação das bandeiras, com as redes e os bancos.

Em seguida, foram apresentados os percentuais das taxas pagas nas transações feitas com cartões de créditos pelos brasileiros no exterior e pelos argentinos aqui no Brasil e a forma como ocorre a conversão cambial. Também foi abordada a resolução argentina nº 3378 da Administración Federal de Ingresos Públicos (AFIP), que determinou que, a partir do mês de outubro, as compras feitas pelos argentinos no exterior, pela internet ou com cartões de crédito, terão uma alíquota de 15% sobre o valor, dedutíveis do imposto de renda, além da tarifa de 6% já aplicada anteriormente.

Após a abordagem das tarifas incidentes para as pessoas físicas, também foram detalhadas as tarifas diretas e indiretas aplicadas para as pessoas jurídicas: aluguel do aparelho e tarifa de adquirência e manutenção da conta. O representante do banco também apresentou a rede Banricompras e o projeto de verão para expansão do Banrisul para a região e o interesse na negociação com os diversos segmentos de mercado.

A série de encontros sobre as medidas econômicas argentinas e suas consequências para o turismo da região esclareceu alguns pontos referentes às medidas adotadas pelo país Argentino e abriu o diálogo do trade com Governo do Estado, as casas de câmbio e as instituições financeiras, no sentido de buscar alternativas viáveis para a gestão dos negócios locais e para que Bombinhas possa continuar a receber os argentinos.

As conferências foram promovidas pela Prefeitura Municipal de Bombinhas, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, a Associação Empresarial de Bombinhas e a Câmara de Dirigentes Lojistas - AEMB/CDL e o seu Núcleo de Hospedagem e contou com o apoio da SANTUR (Santa Catarina Turismo S/A), da Pousada Vila do Farol, da Corretora de Câmbio Açoriana e do Banrisul.

Foto 1: Palestrante convidado, Vinícios Fagundes de Souza, Gerente de Negócios do Banrisul I Arquivo Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico

Foto 2:
Vinícius Fagundes de Souza realizando a explanação I Arquivo Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Foto 3: Público presente no evento
I Arquivo Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico