Oportunidade para realizar ou renovar o CADASTUR - Cadastro de prestadores de serviços turísticos do Ministério do Turismo

EQUIPE RESPONSÁVEL PELO CADASTRAMENTO EM SC ESTARÁ PRESENTE NA REGIÃO NOS PRÓXIMOS DIAS 05 E 06 DE NOVEMBRO PARA FAZER NOVOS CADASTROS E RENOVAÇÕES DO CADASTUR DE PRESTADORES TURÍSTICOS DE BOMBINHAS E PORTO BELO.

A Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bombinhas e a Fundação Municipal de Turismo de Porto Belo, estão organizando, em parceria com o Governo do Estado, um mutirão para realizar o cadastramento de prestadores de serviços turísticos da região junto ao Ministério do Turismo. A ação é parte do programa que a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte – SOL está realizando para promover a conscientização pelo cadastramento e recadastramento de catarinenses no Cadastur, o sistema on-line do Ministério do Turismo para o registro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na cadeia produtiva do turismo.

Nos dias 05 e 06 de novembro, a equipe da Secretaria de Estado responsável pelo Cadastur estará presente em Porto Belo, com o objetivo de aumentar e regularizar os cadastros de profissionais e empresas turísticas de Bombinhas e Porto Belo. O atendimento será realizado na Fundação Municipal de Turismo de Porto Belo, das 09h às 12h e das 13h30min às 17h.

O registro no Cadastur é gratuito e visa promover o ordenamento, a formalização e a legalização dos prestadores de serviços turísticos no Brasil. O cadastro permite a participação em eventos, feiras e ações realizadas pelo Ministério do Turismo e pela Embratur. Disponibiliza, também, o acesso à linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo.

A primeira etapa do cadastro pode ser realizada pelo site do sistema (http://www.cadastur.turismo.gov.br). Após o preenchimento dos campos solicitados, deve-se encaminhar os documentos solicitados para a equipe da SOL responsável pelo Cadastur, de maneira que a documentação possa ser analisada e o cadastro junto ao Ministério do Turismo, homologado. O Cadastur também é uma excelente fonte de consulta do mercado turístico brasileiro, uma vez que os turistas podem consultar os prestadores de serviços turísticos regularmente cadastrados no país pelo site do sistema.

O cadastro é obrigatórios para as agências de turismo, meios de hospedagem (albergue, condo-hotel, flat, hotel urbano, hotel de selva, hotel fazenda, hotel histórico, pousada, resort e cama & café), transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, e guias de turismo. Em caráter opcional, também poderão se cadastrar restaurantes, cafeterias, bares, centro de convenções, parques aquáticos, estruturas de apoio ao turismo náutico, casas de espetáculo, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, locadoras de veículos para turistas, prestadoras especializadas em segmentos turísticos.

Data de publicação: 10/10/2012 - às 16:12