Segue o trabalho de preparação do trade bombinense para a próxima temporada

A SEGUNDA ETAPA DA CONFERÊNCIA SOBRE AS MEDIDAS ECONÔMICAS ARGENTINAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O TURISMO DA REGIÃO ACONTECEU NA ÚLTIMA QUINTA-FEIRA EM BOMBINHAS

A Prefeitura Municipal de Bombinhas, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, a Associação Empresarial de Bombinhas e a Câmara de Dirigentes Lojistas - AEMB/CDL e o seu Núcleo de Hospedagem, realizou a II Conferência sobre as medidas econômicas argentinas e suas consequências para o turismo da região. O evento aconteceu na última quinta-feira (04/10) na Pousada Vila do Farol no centro de Bombinhas.

Cerca de 70 pessoas estiveram presentes no evento, representando suas entidades, empresas e negócios, dentre eles, imobiliárias e construtoras, residenciais, campings, hotéis e pousadas, restaurantes, comércio em geral, imprensa e agências de turismo.

As palestrantes convidadas dessa segunda etapa, Jo Cintra e Cláudia Behaker, iniciaram a conversa com uma explanação sobre a empresa Corretora de Câmbio Açoriana. A Açoriana está estabelecida em Florianópolis e atua como Corretora de Câmbio, credenciada pelo Banco Central do Brasil, disponibilizando os seguintes serviços: cartão Visa Travel Money – VTN, reserva de moedas, moedas em espécie, exchange call; exchange delivery, remessas internacionais e consultoria.

Em seguida, os participantes iniciaram os questionamentos e compartilharam suas experiências em relação ao valor e as formas de receber o sinal das reservas das hospedagem, bem como do contato e das expectativas das empresas e dos turistas e visitantes argentinos.

No debate, ficou evidente a necessidades e a importância da presença de uma casa de câmbio em Bombinhas, até mesmo porque o local mais próximo para fazer a troca de moeda estrangeira hoje está localizado em Balneário Camboriú. As representantes da Açoriana informaram que existe a possibilidade e o interesse da empresa em formar um correspondente para atuar em Bombinhas. A ideia é que o serviço possa ser prestado em um local adequado durante a temporada de verão, diariamente no horário das 10h às 22h. O que garantiria aos turistas e também às empresas de Bombinhas e região, a possibilidade de trocar com segurança os pesos por reais.

Outros pontos abordados foram os valores das taxas e a impossibilidade de fixar ou garantir um valor para a troca, em razão de as taxas cambiais serem flutuantes, ou seja, oscilam conforme o andamento do mercado.
Agora, a AEMB, o CDL e o trade, com o apoio do poder público, iniciam o trabalho de articulação e parceria para que  possam ocorrer investimentos e contratos, no sentido de estabelecer um correspondente de uma Corretora de Câmbio na cidade.

A divulgação do trabalho de articulação e planejamento do trade catarinense para receber os argentinos, será realizada na Feira Internacional de Turismo – FIT que acontecerá em Buenos Aires de 06 à 06 de novembro e terá a participação de agentes, operadores, público final e imprensa argentinos. Bombinhas estará presente na feira no espaço de Santa Catarina, da SANTUR, com representantes da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico e do Núcleo de Hospedagem da AEMB.

A terceira etapa da conferência será com as operadoras de cartão de crédito e deve acontecer ainda essa semana, com data a ser definida.

Foto 1:
Jo Cintra e Cláudia Behaker conversando com o público presente l Arquivo Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Foto 2:
Público presente no evento l Arquivo Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico

Data de publicação: 08/10/2012 - às 08:30