Trade turístico de Bombinhas se prepara para próxima temporada

NA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA (18), ACONTECEU EM BOMBINHAS A CONFERÊNCIA "MEDIDAS ECONÔMICAS ARGENTINAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O TURISMO DA REGIÃO", COM A PRESENÇA DO PRESIDENTE DA SANTUR, VALDIR WALENDOWSKY E GRANDE PARTICIPAÇÃO DO TRADE BOMBINENSE.

Na última terça-feira (18), a Prefeitura Municipal de Bombinhas, através da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, a Associação Empresarial de Bombinhas e a Câmara de Dirigentes Lojistas - AEMB/CDL e o seu Núcleo de Hospedagem, promoveu a conferência "Medidas econômicas argentinas e suas consequências para o turismo da região".

O evento aconteceu no Salão Praia do Ribeiro, na Pousada Vila do Farol e é o primeiro de uma série de encontros que visa integrar o poder público e a iniciativa privada no planejamento e execução de ações e estratégias comerciais e de divulgação institucional que fortaleçam o destino turístico Bombinhas junto aos turistas argentinos e que possam atender as novas necessidades desse público, que surgem a partir de medidas econômicas adotadas naquele país.

O Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Cláudio Souza, e a Diretora, Keli Benvegnú, deram início à reunião com uma explanação sobre as ações de divulgação institucional que estão sendo desenvolvidas pela pasta e sobre o CADASTUR, Cadastro no Ministério do Turismo para empresas e profissionais que atuam na cadeia produtiva do turismo (www.cadastur.turismo.gov.br).

Em seguida, o Presidente da SANTUR – Santa Catarina Turismo S.A e convidado especial do evento, Valdir Rubens Walendowsky, apresentou ao público o trabalho que o Estado vem realizando junto ao Ministério do Turismo, Embratur, operadores, imprensa e Embaixada Brasileira na Argentina. Para ele, apesar da série de medidas econômicas argentinas, que impõe algumas restrições cambiais aos argentinos, a expectativa é que o Brasil e, especialmente o Estado de Santa Catarina, continuem como preferência no momento da escolha do destino turístico de suas viagens. Há vários sinais que apontam nesse sentido, como por exemplo, o aumento no número de voos regulares de Buenos Aires para Florianópolis e também adequações nos horários já ofertados na temporada anterior, que contrapõem a proibição do governo argentino de empresas estrangeiras realizarem voos charteres naquele país. E a expectativa é grande também com o posicionamento das operadores, que realizam bloqueios nos voos e projetam vendas para Santa Catarina.

Valdir também ressaltou que a série de investimentos em segurança que o Estado tem adotado e a capacitação dos agentes da Polícia Rodoviária Estadual no sentido de orientarem os visitantes e turistas que chegam em Santa Catarina, tem sido divulgadas no país vizinho, pois a segurança é um aspecto de grande relevância no momento em que os turistas optam por um ou outro destino.

A questão da importância de divulgar os destinos turísticos para mais de um mercado também foi abordada no encontro. A demanda turística é bastante sensível e podem acontecer alterações imprevisíveis em vários mercados, daí a importância de diversificar as ações de marketing e os públicos abordados.

O empresariado presente se manifestou em vários momentos, dando sugestões e trocando informações sobre como o trade bombinense pode se adaptar à nova realidade dessa demanda de turistas. Assim, o Presidente da SANTUR, também se comprometeu em levar as sugestões ao órgão federal e esclarecer alguns pontos junto ao Estado, a Embratur e ao Ministério do Turismo.

Para dar continuidade às discussões do tema, o segundo encontro será realizado com as operadoras de câmbio credenciadas junto ao Banco Central e, na terceira fase, com as operadoras de cartão de crédito. A expectativa é que, até o mês de novembro, as empresas e os profissionais do turismo de Bombinhas estejam preparados para bem receber os turistas argentinos e atender às novas necessidades que surgem com as medidas políticas adotadas pela Argentina.

Foto 1: Cláudio Souza, Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, na abertura do evento l Arquivo Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico

Foto 2: Convidado especial do evento, Valdir Walendowsky  l  Arquivo Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Foto 3: Valdir Walendowsky conversa com os participantes do evento  l  Arquivo Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico
Foto 4: Público presente no evento  l  Arquivo Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico