Formação de Multiplicadores do Programa Turismo Sustentável e Infância

BOMBINHAS PARTICIPOU DO CURSO DE FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES DO PROGRAMA TURISMO SUSTENTÁVEL E INFÂNCIA, PROMOVIDO PELA SECRETARIA DE ESTADO DE TURISMO, CULTURA E ESPORTE EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ.

A Prefeitura Municipal de Bombinhas, através das Secretarias de Assistência Social e de Turismo e Desenvolvimento Econômico, participou do Curso de Formação de Multiplicadores do Programa Turismo Sustentável e Infância que aconteceu nos dias 02 e 03 de Julho no Hotel Plaza Camboriú em Balneário Camboriú.

O curso foi promovido pela Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte – SOL e integra o convênio entre a SOL e o Ministério do Turismo para o programa Turismo Sustentável e Infância. O objetivo desse programa é trabalhar a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nos equipamentos turísticos, e ao mesmo tempo desenvolver, através da atividade turística, a proteção ao meio ambiente, a redução da pobreza e desigualdades regionais, mediante a criação de empregos e geração de renda.

No curso, o município de Bombinhas foi representado pela Assistente Social, Luciana Figueiró Soares, pela Diretora de Turismo, Keli R. Benvegnú, e pelas Psicólogas, Renata M. Serpa e Tatiana Di Pietro. As facilitadoras Renata Rodrigues e Valéria Boreli ministraram cinco módulos sobre o tema e, no sexto módulo os participantes elaboraram um Plano de Ação para a região turística Costa Verde & Mar, onde pretendem, até o final do ano e com o apoio da SOL, compartilhar o conhecimento adquirido e promover a inserção do Programa Turismo Sustentável e Infância nas 11 cidades da região, de maneira que toda a cadeia produtiva do turismo saiba como prevenir e agir perante uma situação concreta de violação de direitos contra as crianças e adolescentes nos equipamentos turísticos.

Até o mês de agosto, as dez regiões turísticas catarinenses deverão receber o curso de formação de multiplicadores e a ideia é que, tanto os profissionais do setor de turismo, como os do Sistema de Garantia de Direitos, recebam a formação e possam trabalhar na prevenção à exploração sexual contra crianças e adolescentes nas atividades turísticas.

Foto 1: Daniela N. Castro e Elisa W. Liz, representantes da SOL fazendo a apresentação e a abertura do evento l Arquivo Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar
Foto 2: Representantes de Bombinhas l Arquivo Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico

Data de publicação: 04/07/2012 - às 14:00