A Capital do Mergulho Ecológico.
Costa Verde & Mar de Santa Catarina.

Pesca da tainha inicia hoje em Bombinhas

AS TAINHAS SÃO CAPTURADAS DE FORMA ARTESANAL NAS PRAIAS DO MUNICÍPIO.

Hoje inicia oficialmente a temporada da pesca da tainha em todo o litoral catarinense. O período de pesca, que vai até o dia 30 de julho, deixa quase todas as praias do Estado fechadas para a prática de esportes aquáticos, inclusive o surf.

Por ser uma atividade que depende da observação dos cardumes no mar, os pescadores alegam que a prática destes esportes espantam os peixes, impossibilitando a realização do cerco. Esta regra também vale para as embarcações a motor, que nesta época devem evitar navegação a menos de 800 metros da arrebentação das praias e 80 metros, nos costões.

As regras da temporada de pesca e a proibição dos esportes aquáticos mudam um pouco em cada região do Estado. Em Bombinhas, todas as praias são fechadas durante a temporada da tainha, entretanto, no decorrer dos últimos anos, houveram acordos entre pescadores e praticantes de esportes aquáticos, em situação de mar grosso (ressaca). Nestas condições, os pescadores não conseguem adentrar ao mar com suas embarcações e acabam autorizando a prática de esportes. Para saber se a praia estará liberada, o interessado deverá se certificar com o “patrão de pesca” - responsável pelo grupo de pescadores.


Conheça a pesca da Tainha:

Durante os meses de maio a julho, os cardumes de tainha saem da Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul, e sobem pela costa brasileira para fazer sua desova. Olheiros ou vigias, como popularmente são conhecidos, ficam de plantão nas praias e identificam o cardume no mar e avisam os pescadores na praia. A canoa-de-um-pau-só (monóxilas) é a embarcação utilizada para lançar a rede ao mar que são puxadas da praia pelos pescadores ou quem mais queira ajudar.

A pesca é uma atividade de tradição de gerações e gerações no Estado, muitas cidades foram criadas e desenvolvidas a partir da pesca artesanal. De forma geral, os pescadores são pessoas simples, que vivem quase que exclusivamente da atividade, de onde tiram o sustento de suas famílias.

Confira a Lei de incentivo a pesca artesanal local: http://www.leismunicipais.com.br/legislacao-de-bombinhas/3506/lei-362-1997-bombinhas-sc.html

Maiores informações: (47) 3393.3650 – Secretaria da Pesca e Aquicultura
 

Fotos: Pesca da Tainha na praia de Bombas  l  Arquivo Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico

Data de publicação: 15/05/2012 - às 12:47

Desenvolvido por