A Capital do Mergulho Ecológico.
Costa Verde & Mar de Santa Catarina.

Atrativos Turísticos

Conheça os atrativos turísticos da cidade de Bombinhas.

Atrativos Culturais

MUSEU COMUNITÁRIO ENGENHO DO SERTÃO

No espaço é possível visitar um engenho de farinha tradicional, saborear a tradicional consertada, bebida típica da cidade e o beijú, alimento de base de farinha de mandioca que serviu como sustento de muitas famílias bombinenses no passado, além disso, o instituto oferece hospedagem com referência cultural, venda de artesanato com identidade local e café típico sob reserva. 

Histórico

Desde 1998 o Instituto Boimamão tem como principal missão pesquisar, preservar e fomentar a cultura de identidade local desenvolvendo diversas ações nas áreas de arquitetura, gastronomia, música, dança, literatura e artesanato. De 2001 a 2005 recriou a manifestação do Boi-de-mamão com a comunidade local. Em 2005 aprovou o primeiro projeto com captação de recurso, o que gerou o registro de canções da cultura popular local. Em 2006 desenvolveu projeto de Educação Ambiental em parceria com a prefeitura. Em 2008 é aprovado na Ação Griô do Ministério da Cultura. Em 2009 aprova o projeto Alecrim Dourado através do Edital Ação Ludicidade do Ministério da Cultura e é contemplado como Ponto de Cultura. Ganhou o selo Cultura Viva em 2008. E atualmente faz parcerias com outras entidades, associações, iniciativa privada, poder público e universidades e exerce educação patrimonial e apoio ao ensino formal.

Localização
Endereço: Rua Abacate, 452 - Bairro: Sertãozinho
Coordenadas geográficas: 27° 9’49.76″S / 48°31’12.23″O

Visitação
Funcionamento: aberto o ano todo, de dezembro a fevereiro, das 09h às 20h, e de março a novembro sob agendamento.
Para grupos (máximo de 25 pessoas) é necessário agendamento prévio.
Entrada: Paga - contribuição espontânea ou R$ 10,00 por pessoa quando a visita é guiada para grupos.
Forma de pagamento: dinheiro

Contato
Telefone: (47) 3393 3099 / (47) 9 9923.0835
Site: www.institutoboimamao.org.br 
E-mail: contato@engenhososertao.com.br 



PIRATAS, NAUFRÁGIOS E TESOUROS

Inúmeros devem ter sido os piratas e corsários que passaram por esta região, a procura de águas tranquilas que serviam de abrigos naturais para as embarcações, mas são poucos os registros oficiais. Um desses fatos remonta a 1591, quando o sanguinário Thomas Cavendish de origem inglesa, esteve por aqui de passagem, após saquear a cidade de Santos. Outro episódio data da década de 1850, quando houvera grande movimentação de navios piratas, corsários e negreiros na região.

Já os naufrágios não foram raros, com algumas embarcações de grande porte, tais como o patacho português Flor do Porto (1885 - entre a Ilha do Arvoredo e a Ilha do Macuco); o vapor brasileiro Orion (1912 - Ilha do Macuco); o navio de passageiros O Rio (1926 - Ilha do Macuco) e o cargueiro Lili (1957 - Ilha das Galés). Este último, com importante acervo histórico, recuperado e exposto nos Museus Casa do Homem do Mar e Museu e Aquário Marinho. Todo esse passado motivou a população local a contar estórias e lendas sobre tesouros, como o caso do navio espanhol, que no início do século XIX realizou um desembarque e sepultamento na Praia do Cantinho, em Zimbros. Tempos depois teria retornado para buscar o caixão, que segundo contam, ao invés de conter um cadáver, estava repleto de moedas de ouro e prata e de pedras preciosas.

Contato
Organização mantenedora: Fundação Municipal de Cultura

Telefone/Fax: (47) 3267 7478
Site: www.bombinhas.sc.gov.br
Rede social: facebook.com.br/culturabombinhas

 

CAPELA IMACULADA CONCEIÇÃO

Localizada em um dos pontos centrais da cidade, no alto do morro entre os bairros de Bombas e Centro, a Capela Imaculada Conceição é um local especial para conhecer durante sua passagem por Bombinhas. É a contradição para o ditado popular que afirma que 'um raio não cai duas vezes no mesmo lugar'!

Histórico
Com a união das famílias da Praia de Bombas e Bombinhas, iniciou-se o processo de discussão sobre a construção da Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Em 1913 foi estabelecido o espaço para a construção da primeira capela e cemitério do município de Bombinhas. As terras, sinos, tijolos, telhas foram doados pela comunidade que em forma de mutirão construiu a capela, inaugurada em 1928. Sua primeira reforma foi em 1930 após sua torre ser atingida por um raio, que destruiu parte de sua estrutura. Este acontecimento teria deixado a comunidade desconfiada. Em 1952 a capela necessitou novamente de reparos e, no ano de 1968 foi novamente atingida...e não por um, mas diversos raios, ficando praticamente em ruínas. Este novo caso acabou por criar história de local de mau agouro e permaneceu abandonado e esquecido durante muitos anos.
Em 2001, a Pousada Vila do Farol adquiriu o local e iniciou o planejamento para a reconstrução da Capela. Foram feitos levantamentos com os antigos moradores, recortes de jornais e fotos, buscando levar os traços mais próximos da realidade da antiga igreja. Porém, também foram necessárias pesquisas com base em outras capelas da mesma época. A obra iniciou em 2004 e foi concluída no ano seguinte. Reinaugurada em 08 de dezembro de 2005, dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, recebeu uma cruz de madeira, que não atrai mais raios (antes a mesma era de ferro). Hoje o espaço serve para atividades culturais e religiosas, como casamentos e batizados.

Localização
Endereço: Rua Cherne - Centro
Coordenadas geográficas: 27° 8’50.64″S / 48°29’50.87″O

Visitação
Funcionamento: aberto o ano todo, diariamente das 09h às 16h. Visita autoguiada.
Entrada: Gratuita

Contato
Pousada Vila do Farol
Telefone: (47) 3393 9000

CASA DE CULTURA PIANA DO CRIVO

Espaço sede da Fundação Municipal de Cultura, onde funciona a Biblioteca Pública Municipal Cruz e Sousa, o Cinclube Pescadores em Rede, o Polo Autosusstentável "Produtos Daqui" e as oficinas culturais da comunidade.
Endereço: Rua Primavera, 28 - esquina com a Av. Girassol - Morrinhos
Telefone: (47) 3393.3706 / 3369.2690
E-mail: cultura@bombinhas.sc.gov.br

BIBLIOTECA MUNICIPAL CRUZ E SOUSA
A Biblioteca Municipal Cruz e Souza foi criada pela Lei Municipal nº884/93. A Biblioteca que atende a comunidade Bombinense possui vasto acervo de obras literárias, periódicos, jornais, material audiovisual e fotografias e está instalada junto à Casa de Cultura Cipriana Paulina da Silva.

Localização
Endereço: Rua Primavera, 28, Morrinhos
Coordenadas geográficas: 27°10'53.74"S / 48°31'12.19"O

Visitação
Funcionamento: aberta o ano todo, de segunda a sexta feira das 8h às 19h30. Visita guiada. Necessário agendamento prévio para grupos , máximo de 20 pessoas.
Entrada: Gratuita

Contato
Organização mantenedora: Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas
Telefone / fax: (47) 3369-2690
E-mail: biblioteca@bombinhas.sc.gov.br
Rede Social: facebook.com/HYPERLINK "https://www.facebook.com/bibliotecacruzesousa"bibliotecacruzesousa


OFICINAS LÍTICAS

Os materiais arqueológicos líticos, pode estar relacionados à vários grupos de índios caçadores-coletores diferentes, como os da tradição Umbu, Humaitá, Taquara, ou ainda a tupi-guarani. Acredita-se que em Bombinhas, a tradição tupiguarani é a mais provável. A função deste sítio era de ser uma oficina, o local era usado para a confecção de artefatos polidos, que serviam para a pesca e a caça e, não de habitação, como ocorre em outras regiões catarinense. Na Prainha próximo da Praia de Bombinhas e na Praia da Lagoa na Costeira de Zimbros é possível encontrar estes vestígios dos primeiros habitantes do litoral catarinense.

Localização
Endereço: Rua Sardinha, Prainha
Coordenadas geográficas: 27° 8’49.71″S / 48°28’55.93″O

Visitação
Funcionamento: aberto o ano todo, diariamente, em qualquer hora do dia. 
Visita autoguiada. Entrada gratuita

PESCA ARTESANAL DA TAINHA

A pesca artesanal da tainha é uma atividade realizada pela comunidade tradicional pesqueira em 17 portos distribuídos nas praias de Bombas, Bombinhas, Sepultura, Retiro dos Padres, Quatro Ilhas, Mariscal, Conceição e Praia da Tainha. É uma atividade de subsistência muito antiga que atravessa gerações e acontece nos meses de maio, junho e julho todos os anos. Para a realização da atividade, os pescadores utilizam uma canoa denominada “canoa de um pau só” por ser construída a partir de um único tronco e uma técnica de cerco com redes que capturam a passagem dos cardumes. A lei municipal nº 1285, de 04 de julho de 2012 declara a Pesca da Tainha integrante do patrimônio histórico, artístico e cultural do município de Bombinhas. Vale ressaltar que durante o período da pesca (15 de maio a 30 de julho) fica proibids a prática de esportes náuticos (surf, vela e motoaquática), nas praias do município, além da navegação de qualquer tipo de embarcação de lazer, a menos de 800 metros da arrebentação das praias e 80 metros, nos costões conforme disposto no Decreto Municipal 1320/2013.
Assista o documentário Antes do Inverto e encante-se com a Pesca da Tainha: clique aqui.

Localização
Endereço: Praias de Bombas, Bombinhas, Sepultura, Retiro dos Padres, Quatro Ilhas, Mariscal, Conceição e Praia da Tainha

Coordenadas geográficas: 27°08’44.22″S / 48°30’04.86″O

Visitação
Funcionamento: acontece no período de 15 de maio a 30 de julho.
Visita autoguiada.

BEIJU

Alimento à base de mandioca produzido com a massa da raiz. O beiju foi um dos alimentos mais produzidos no século passado pela comunidade tradicional. Durante as farinhadas a massa é separada para a produção desse alimento. Com o passar do tempo, as mulheres da comunidade adicionaram outros itens como o amendoim, a erva-doce e o açúcar. Atualmente, algumas famílias ainda produzem o beiju para festas familiares, eventos e festividades folclóricas. É possível saborear este alimento no Museu Comunitário Engenho do Sertão, toda primeira quinta feira do mês (abril a novembro) no evento Tarde do Beijú.

Localização
Endereço: Rua Abacate, 452, Sertãozinho

Coordenadas geográficas: 27° 9'49.76"S / 48°31'12.23"O

Visitação
Funcionamento: a degustação ocorre no evento Tarde do Beiju, de abril a novembro, na primeira quinta-feira do mês, das 14h às 18h. Necessário agendamento prévio para grupos, máximo de 40 visitantes.

Entrada: gratuita

Contato
Organização mantenedora: Comunidade Tradicional / Fundação Municipal de Cultura

Telefone / fax: (47) 3264-7478
Site: www.bombinhas.sc.gov.br
Email: cultura@bombinhas.sc.gov.br

Rede Social: facebook.com. br/ culturabombinhas

CRUZ DA PRAIA DE FORA

Contam os pescadores nativos que a cruz de madeira apareceu na praia de Quatro Ilhas no início do século. Com o aparecimento da cruz, depois de muito tempo sem uma boa safra de pesca, aconteceu um grande lanço que cercou muitos peixes. Daí por diante, todos os anos os pescadores e a comunidade mantém a cruz erguida nas dunas da praia e adornam antes do período da pesca da tainha, fazendo pequenas preces para haja sempre a mesma fartura na pesca.

Localização
Endereço: Praia de Quatro Ilhas - acesso pela Rua Ilha Ilha das Galés - a direita da passarela que dá acesso à praia
Coordenadas geográficas: 27° 9’13.83″S / 48°28’59.30″O

Visitação
Funcionamento: aberto o ano todo, diariamente, em qualquer hora do dia.
Visita autoguiada. 
Entrada gratuita

FEIRA DE VERÃO

A feira de artesanato de Bombinhas foi criada em 1996 pelo Grupo de Artistas e Artesãos de Bombinhas - GAAB e foi instituída permanentemente através da lei nº 846 de outubro de 2005. A feira expõe trabalhos de aproximadamente 20 artistas e artesãos com materiais em cerâmica, escamas de peixe, quadros em areia, bijuterias com sementes, camisetas artesanais, conchas, luminárias, pedraria, sabonetes artesanais, prataria e tantos outros. Além dos artesãos permanentes, a feira ainda possui um estante para exposição de artesãos que estão de passagem pela cidade.

Localização
Endereço: Rua Parati, Centro
Coordenadas geográficas: 27° 8'56.73"S / 48°29'16.32"O
 

Visitação
Funcionamento: de novembro a abril, diariamente, das 19h às 24h. E nos demais meses do ano a Feira abre durante a realização do Balaio Cultural. Visita autoguiada.
Entrada: gratuita

Contato
Organização mantenedora: GAAB - Grupo de artistas e artesãos

Telefone / fax: (47) 9654-2890
Site: http://artesaosdebombinhas.wordpress.com/
E-mail: mirimace@hotmail.com

Rede Social: facebook.com/gaab.bombinhas

 

ATELIÊ MIRIAM VACCARELI

Desde 15 de janeiro de 2004, a galeria Miriam Vaccarelli Ateliê é um ponto de produção e comercialização das obras da artista plástica Miriam Vaccarelli e de exposição e venda de obras de outros artistas plásticos. A própria artista e proprietária da galeria é quem recebe os cliente e os visitantes e reproduz ao vivo suas obras em tela utilizando a técnica espatulada em acrílico. O ateliê recebe visitantes e turistas de várias regiões do Brasil e do mundo por ser um espaço já conceituado e reconhecido e por estar localizado na principal avenida do centro da cidade. Sua fachada tem a concepção de um engenho de farinha, também, é possível encontrar artesanatos com identidade local de todos os artistas e artesões dos municípios da Costa Verde & Mar.

Localização
Endereço: Avenida Vereador Manoel José dos Santos, Centro
Coordenadas geográficas: 27° 8'58.11"S / 48°29'16.15"O

Visitação
Funcionamento: Funcionamento: aberto de dezembro a abril, todos os dias, das 16h às 24h e, de maio a novembro, de quinta a domingo, das 16h às 21h. Visita autoguiada.
Entrada: Gratuita

Contato
Telefone / fax: (47) 3363 -3195
Site: www.miriamvaccarelli.com.br
E-mail: mirimace@hotmail.com
Rede social: facebook.com/ artistamiriamvaccarelli

ATELIÊ CASA DE CERÂMICA

Roger Bally iniciou seus trabalhos como ceramista em Buenos Aires após ter estudado técnicas da arte da cerâmica em cursos intensivos como grandes nomes da área, como Eva Hernandez. Em 2000 montou seu ateliê onde reside até hoje, no bairro Mariscal, desenvolvendo suas próprias técnicas da cerâmica artística baseando-se em temas da cultural local e da identidade da região. No Brasil, participou de muitos congressos e seminários sobre Cerâmica Artística expondo seus trabalhos e ministrando palestras.

Localização
Endereço: Rua Pérola, 14, Mariscal
Coordenadas geográficas: 27º10'52.80”S / 48º30'20.51”0

Visitação
Funcionamento: aberto o ano todo, diariamente, das 10h às 18h. Visita guiada, necessário agendamento prévio para grupos, máximo de 15 pessoas.
Entrada: Gratuita

Contato
Organização mantenedora: Acervo particular
Telefone/Fax: (47) 3393 - 3456
Site: www.HYPERLINK "http://www.rogerbally.blogspot.com.br/"rogerbally.blogspot.com.br/
E-mail: rogerceramica@hotmail.com
Rede social: facebook.com/pages/roger.bally e Casa de Cerâmica 

 

ATELIÊ ALEJANDRO LOPEZ

Alejandro é argentino e trabalhou em Buenos Aires com criação e produção de móveis. Veio para Bombinhas em 2005 com o objetivo de construir sua atual pousada e resolveu produzir seus primeiros quadros para decorar o seu espaço. Logo suas primeiras obras interessaram os hóspedes da pousada e assim o artista começou a produzir e comercializar seus quadros. É fotografo há mais de 20 anos e criou sua própria técnica de pintura misturada à fotografia e madeira em alto-relevo. Suas obras retratam as paisagens e embarcações de Bombinhas, e, já foram vendidas para consumidores da Argentina, Alemanha, E.U.A., Espanha, Paraguai e Uruguai.

Localização
Endereço: Avenida dos Coqueiros, 3420 – Canto Grande
Coordenadas geográficas: 27.191097 / 48.499390

Visitação
Funcionamento: aberto o ano todo, de terça à domingo, das 16h às 21h.Visita guiada, necessário agendamento prévio para grupos, máximo de 15 pessoas.
Entrada: Gratuita.

Contato
Organização mantenedora: Acervo particular
Telefone/Fax: (47) 9938-3487
Site: http://artefusao.blogspot.com.br/
E-mail: alejlopez1111@gmail.com

 

BALAIO CULTURAL

A Feira de Artes e Artesanato Balaio Cultural foi uma ação desenvolvida pelo Grupo de Artistas e Artesões de Bombinhas com apoio da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas, a proposta é reunir uma vez por mês durante maio a dezembro, artesões, opções gastronômicas e apresentações culturais e artísticas no mesmo local que é realizada a feira de verão.

Localização
Endereço: Rua Parati – Centro
Latitude: 27° 8’56.73″S
Longitude: 48°29’16.32″O

Visitação
Funcionamento: 10:00 ás 18:00. Segundo domingo do mês.
Entrada: gratuita.

Contato
Nome da organização mantenedora / gestora: Grupo de Artistas e Artesões de Bombinhas
Telefone: 47 9654 2890
Site: https://artesaosdebombinhas.wordpress.com/
Email: mirimace@hotmail.com
Rede social: https://www.facebook.com/gaab.bombinhas/

IGREJA NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

A igreja Nossa Senhora dos Navegantes, localizada no bairro Centro foi construída em meados de 1967 pela comunidade Bombinense em virtude da destruição da “Igrejinha do Morro”, que servia à comunidade de Bombinhas e Bombas. Depois de finalizada a construção, a nova igreja recebeu a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, por estar localizada no bairro onde residia maior número de pescadores. Durante muitas décadas a religião Católica Apostólica Romana era a predominante na cidade e a comunidade tradicional exercia sua religiosidade com ênfase nas manifestações populares religiosas de identidade local. Até os dias de hoje, a comunidade comemora o dia da padroeira dos pescadores, Nossa Senhora dos Navegantes, dia 2 de fevereiro ainda nos modos e costumes tradicionais. No espaço, são realizados casamentos, batizados, celebrações e eventos de cunho religioso.

Localização
Endereço: Av. Vereador Manoel José dos Santos., Centro

Coordenadas geográficas: 27° 8'58.53"S / 48°29'19.62"O

Visitação
Funcionamento: aberto o ano todo, diariamente das 10h às 20h. Visita autoguiada.

Entrada: Gratuita

Contato
Organização mantenedora: MITRA

Telefone / fax: (47) 3369-2344
Email: picbombinhas@gmail.com

PRAÇA DO PESCADOR

Totalmente revitalizada em junho de 2014, a Praça do Pescador é uma homenagem à comunidade pesqueira. Localizada na Praia de Morrinhos, ao lado do trapiche, compõe um importante espaço para o desenvolvimento da pesca, uma das molas propulsoras da economia local e presença marcante na identidade cultural. A Praça do Pescador serve como opção de lazer a comunidade e visitantes, dispondo de parque infantil, estacionamento e espaço para a pesca de arremesso, além de ter uma das vistas mais espetaculares do município, principalmente para apreciar o pôr do sol.

Localização
Endereço: Avenida Girassol, Morrinhos

Coordenadas geográficas: 27.181393º / 48.521274º

Visitação
Funcionamento: aberto o ano todo, diariamente, 24 horas. Visita autoguiada.

Entrada: gratuita

Contato
Organização mantenedora: Prefeitura Municipal de Bombinhas

Telefone/Fax: (47) 3393 - 9500
Site: www.bombinhas.sc.gov.br
Rede social: facebook.com/ prefeiturabombinhas

PRAÇA ANTENOR JÚLIO DO ESPÍRITO SANTO

A Praça Praça Antenor Júlio do Espírito Santo foi inaugurada em 05 de agosto de 2016, dentro do projeto uma Praça em meu bairro, que tem como objetivo ser um espaço de lazer para todas as idades. A Praça Praça Antenor Júlio do Espírito Santo é uma das maiores praças públicas da região, e conta com pista de skate com 384 m², paisagismo, pergolado, parque infantil, academia para terceira idade, infantil e para pessoas com deficiência.

 Localização
Endereço: Rua Peixe Dourado S/N
Latitude: -27.15563631

Longitude: -48.48991403
Ponto de referência: Escola Básica Municipal Dilma Mafra

Visitação
Funcionamento: aberto o ano todo, diariamente, 24 horas..

Entrada: gratuita

Contato
Nome da organização mantenedora / gestora: Prefeitura Municipal de Bombinhas

Telefone: 47 3393 9500
Site: www.bombinhas.sc.gov.br
Email: comunicacao@bombinhas.sc.gov.br

CONSERTADA

A consertada foi instituída pela lei nº 1318 de 23 de maio de 2013, como bebida típica cultural do município de Bombinhas. É uma bebida típica feita à base de café, açúcar, cravo, canela, cachaça, gengibre e erva-doce. O nome dá-se em função de ser feita com café passado, que restava do consumo da família, que para "consertá-lo" fazia do mesmo um licor com cachaça e especiarias para servir aos visitantes em momentos de descontração e datas festivas.

Localização
Endereço: Rua Abacate, 452, Sertãozinho

Coordenadas geográficas: 27° 9'49.76"S / 48°31'12.23"O

Visitação
A consertada pode ser experimentada no Museu Comunitário Engenho do Sertão, aberto o ano todo, de dezembro a abril, das 16h às 20h, e de maio a novembro sob agendamento. Visita guiada. Necessário agendamento prévio para grupos, máximo de 25 visitantes.
Entrada: Paga. R$ 5,00.

Forma de pagamento: dinheiro

Contato
Organização mantenedora: Comunidade Tradicional / Fundação Municipal de Cultura /Engenho do Sertão
Telefone / fax: (47) 3264-7478
Site: www.bombinhas.sc.gov.br
E-mail: cultura@bombinhas.sc.gov.br

Rede social: facebook.com/ culturabombinhas

BRUXAS

Muitas pessoas da comunidade, principalmente os mais antigos afirmam já tê-las visto, e que ao serem avistadas, transformavam-se em passarinhos, borboletas, galinhas. Antigamente, quando um recém-nascido começava a adoecer, principalmente os que ainda não haviam sido batizados, acreditava-se que fora acometido da "doença da bruxa". Em função da crendice, era costume proteger as crianças dando-lhes remédios à base de alho e colocando tesouras abertas embaixo dos seus travesseiros para espantar as bruxas. Quando uma criança viesse a falecer, os pais, colocavam o caixão atravessado na porta da casa. Acreditava-se que, a primeira mulher que aparecesse seria a bruxa, vindo mais uma vez buscar a vida da criança, para assim manter-se eternamente jovem. Geralmente as bruxas eram a sétima criança do sexo feminino que nascia nas famílias, e, no caso do sétimo filho se um homem, este era considerado lobisomem.

Contato
Organização mantenedora: Fundação Municipal de Cultura

Telefone/Fax: (47) 3267 7478
Site: www.bombinhas.sc.gov.br
Rede social: facebook.com.br/culturabombinhas

MISTERIOSA LUZ DA CAPELA

Os antigos moradores relatam que, ao terminarem as rezas das novenas na Capela Nossa Senhora da Conceição, que localiza-se no alto do morro entre Bombas e Bombinhas, os fiéis desciam para suas casas e ao retornarem o olhar para a igreja, viam uma luz misteriosa na janelinha da capela. Jamais descobriu-se a origem daquela luz, porém muitos imaginavam tratar-se de um tesouro enterrado naquele local, pois muitos piratas e corsários passaram nesta região no passado.

Contato
Organização mantenedora: Fundação Municipal de Cultura

Telefone/Fax: (47) 3267 7478
Site: www.bombinhas.sc.gov.br
Rede social: facebook.com.br/culturabombinhas

FESTA DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE

A festa em comemoração ao aniversário da cidade de Bombinhas acontece todos aos anos no bairro Centro. O evento é realizado e organizado pela Prefeitura Municipal de Bombinhas em dias próximos ao dia 15 de março, dia oficial do aniversário da cidade. A festa apresenta shows, espetáculos, exposições, mostras, gastronomia e feiras. No domingo próximo ao dia 15 de março acontece a tradicional corrida de embarcação a remo.

Localização
Endereço: Rua Peixe Dourado, Centro
Coordenadas geográficas: 27° 9'18.46"S / 48°29'23.19"O

Visitação
Funcionamento: o evento acontece em final de semana próximo ao dia 15 de março. Verificar a programação. Visita autoguiada
Entrada: gratuita

Contato
Organização mantenedora: Prefeitura Municipal de Bombinhas
Telefone / fax: (47) 3393-9500
Site: www.bombinhas.sc.gov.br
E-mail: turismo@bombinhas.sc.gov.br

MOSTRA CULTURAL

O evento é realizado pela Fundação Municipal de Cultura duas vezes por ano com o propósito realizar apresentações artísticas dos alunos e professores das oficinas culturais para a comunidade. Acontece sempre nos finais de semestre (Julho/dezembro) com apresentações de música, teatro, dança, e outras manifestações artísticas.

Localização
Endereço: Rua Primavera, 28, Morrinhos
Coordenadas geográficas: 27°10'53.74"S / 48°31'12.19"O

Visitação
Funcionamento: o evento acontece nos meses de julho e dezembro. Verificar programação. Visita autoguiada

Entrada: gratuita

Contato
Organização mantenedora: Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas

Telefone / fax: (47) 3264-7478
E-mail: cultura@bombinhas.sc.gov.br
Rede social: facebook.com/ Fundacaodecultura? fref =ts

TARDE DO BEIJU

O evento realizado pela Fundação Municipal de Cultura em parceria com o Instituto Boimamão de Preservação e Fomento da Cultura é um encontro da comunidade tradicional que acontece uma vez por mês (abril à novembro) em um engenho localizado nas instalações da sede do Instituto Boimamão para a produção artesanal de beiju. O primeiro encontro aconteceu no mês de março de 2013 em comemoração ao aniversário da cidade com o objetivo de proporcionar aos moradores o acesso gratuito aos museus e, desde então, tornou-se evento oficial no calendário das ações culturais da cidade. Durante o encontro, a comunidade tradicional produz os beijus e outras iguarias da culinária local, consomem e oferecem aos visitantes trocando experiências e revivendo histórias. O evento é aberto ao público em geral e é gratuito.

Localização
Endereço: Rua Abacate, 452, Sertãozinho

Coordenadas geográficas: 27° 9'49.76"S / 48°31'12.23"O

Visitação
Funcionamento: de abril a novembro, na primeira quinta feira do mês, das 14h às 17h30. Visita guiada. Necessário agendamento prévio para grupos, máximo de 40 visitantes.
Entrada: Gratuita

Contato
Organização mantenedora: Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas

Telefone / fax: (47) 3264 7478
E-mail: cultura@bombinhas.sc.gov.br
Rede social: https://www. facebook.com/c ulturabombinhas

FESTIVAL DE EMBARCAÇÃO A REMO

Desde o ano de 2000, a corrida de embarcações a remo acontece todos os anos no domingo mais próximo do dia 15 de março, em comemoração ao aniversário de Bombinhas. A comunidade tradicional pesqueira se reúne na praia do Centro com canoas de diferentes portos e praias da cidade. Desde 2006 o evento também passou a ser em âmbito estadual com a participação de canoas de outras cidades como Florianópolis, Imbituba e Garopaba. O evento é organizado pela Prefeitura Municipal de Bombinhas/Fundação Municipal de Cultura.

Localização
Endereço: Praia de Bombinhas, saída da Rua Pampo, e Praia de Bombas, saída da Rua Tucan
Coordenadas geográficas: 27° 08'54.52"S / 48°29'05.33"O

Visitação
Funcionamento o evento acontece todos os anos, sempre no domingo anterior ao dia 15 de março, a partir das 09h. Verificar programação. Visita autoguiada.
Entrada: gratuita

Contato
Organização mantenedora: Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas
Telefone / fax: (47) 3264-7478
E-mail: cultura@bombinhas.sc.gov.br
Rede social: https://www.facebook.com/gaab.bombinhas/

FESTA DO PESCADOR

A festa do pescador é um evento realizado pela Prefeitura Municipal de Bombinhas no bairro Zimbros durante o mês de setembro para homenagear os pescadores da cidade. Além de shows, espetáculos, exposições, feiras e gastronomia típica, o evento realiza atividades interativas com a comunidade e visitantes. Um dos principais atrativos é a corrida de embarcação a motor que acontece na baía de Zimbros.

Localização
Endereço: Praia de Zimbros, saída da Rua Rio Guaíba / Rio Nilo
Coordenadas geográficas: 27°10'40.89"S / 48°31'29.85"O

Visitação
Funcionamento: no mês de setembro, com data e programação a definir. Visita autoguiada.
Entrada gratuita

Contato
Organização mantenedora: Prefeitura Municipal de Bombinhas
Telefone / fax: (47) 3393-9500
E-mail: turismo@bombinhas.sc.gov.br
Rede social: https://www.facebook.com/seturbombinhas

CARNAVAL DE RUA

Bombinhas possui tradição de Carnaval de Rua, voltado à família, integrando pessoas de todas as idades, turistas e a própria comunidade. Para a comunidade de Bombinhas, o carnaval de rua não se trata apenas do espetáculo que atrai várias pessoas, mas de uma conquista que acompanhou o desenvolvimento da cidade e cresceu, tendo como impulso a boa vontade e a paixão pela folia. Bombinhas possui a Associação Acadêmicos do Samba Furiosa, Grêmio Recreativo Escola de Samba Vila do Sapo e Associação Só Canha, além do grupo de Maracatu Treme Terra, Grupo Bom Partido e Canta Canto Canta.

Localização
Endereço: Rua principal dos bairros de Bombas, Centro, Canto Grande e Zimbros, além do Carnamar na Praia de Morrinhos.

 

Visitação
Funcionamento: no período do Carnaval, de sexta a terça-feira, com programação a definir. Visita: autoguiada

Entrada: gratuita

Contato
Organização mantenedora: Prefeitura Municipal de Bombinhas

Telefone-Fax: (47) 3393-9500
Site: www.bombinhas.sc.gov.br
E-mail: turismo@bombinhas.sc.gov.br

Rede Social: facebook.com. br/ seturbombinhas

FESTA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES

Dia 02 de fevereiro a Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, do bairro Centro, comemora o dia da padroeira dos pescadores, Nossa Senhora dos Navegantes. Há décadas, as famílias tradicionais se reúnem na Igreja que leva o nome da Santa para manifestar as tradições religiosas em homenagem à data. No dia 02 de fevereiro, feriado municipal a imagem da santa é levada pelos fiéis até o trapiche de Bombinhas, para dar início a uma procissão marítima com barcos enfeitados em azul e branco, pelas Praias de Bombinhas e Bombas.

Localização
Endereço: Avenida Vereador Manoel José dos Santos, Centro

Coordenadas geográficas: 27° 8'59.02"S / 48°29'19.65"O

Visitação
Funcionamento: 02 de fevereiro. Ver programação. Visita autoguiada.

Entrada: gratuita

Contato
Organização mantenedora: Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes

Telefone / fax: (47) 3369-2344

Atrativos Naturais

MORRO DO MACACO

O mirante localizado no topo da unidade de conservação do Morro do Macaco possui 191 metros de altura e o acesso se dá através de uma caminhada por trilha, com cerca de 30 minutos de duração. A trilha panorâmica é de média dificuldade e proporciona uma visão de 360°, sendo possível avistar a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, composta pelas ilhas Galés, Deserta, Arvoredo e Calhau de São Pedro, as praias de Canto Grande (Mar Dentro e Mar de Fora), Mariscal, Morrinhos, Zimbros e também as cidades de Tijucas, Governador Celso Ramos, Florianópolis e ao entardecer é possível ver a Ponte Hercílio Luz iluminada em Florianópolis.

MUSEU CHARLES DARWIN E MIRANTE ECO 360º – CANTO GRANDE

O Eco 360° fica na estrada que leva à Praia da Tainha (o acesso de carro é pela praia da Conceição, exigindo atenção nos dias de chuva). Na base do Eco 360º há um museu, com exemplares de várias espécies da fauna local empalhadas, além de objetos dos naufrágios que ocorreram na região. Para chegar ao mirante é necessário percorrer uma trilha de cerca de 10 minutos. Além da linda vista de 360 graus que se tem de uma altura de 230 metros, a natureza também oferece condições ideais para a prática de atividades como escalada tirolesa.

Horário de atendimento: alta temporada- diariamente das 08h às 19h, na baixa temporada - diraiamente das 8h às 17h30.
Fechado em dias de chuva e ventos fortes.
Endereço: Av. Tatuíra, s/n° 1, Canto Grande.
Telefone: (47) 3393 4829/ (47) 9 9915 1554/ (48) 9 9993 9573
E-mail: miranteeco360@gmail.com

MIRANTE DE BOMBAS

Ao chegar ao município de Bombinhas, logo após a sede da Polícia Militar, no lado esquerdo da SC 412, está o Mirante, de onde é possível apreciar a vista do mar da Praia de Bombas.
Outro ponto para apreciar a vista da Praia de Bombas é um mirante natural, na unidade de conservação chamada Parque Municipal da Galheta. No ponto mais alto da trilha em meio à mata, é possível visualizar toda a extensão da Praia de Bombas. Entretanto, para percorer a trilha e chegar até lá, é necessário o acompanhamento de um guia local.

MIRANTES DE MARISCAL

A estrada de acesso ao bairro de Mariscal, a partir do Centro de Bombinhas, possui refúgios com mirantes no ponto mais alto e ao longo da descida do morro. Destes locais é possível visualizar as praias de Mariscal e Canto Grande.

PRAIAS

Bombinhas é uma península que conta com 39 praias.
Confira no link Praias a localização e as características das principais praias do município.

PÔR-DO-SOL NA BAÍA DE ZIMBROS

O mar calmo e os barcos emolduram os finais de tarde na baía de Zimbros.
O pôr-do-sol pode ser apreciado da praia de Morrinhos ou da praia de Canto Grande Mar de Dentro.

MERGULHO

Os turistas e amantes dos esportes náuticos e mergulho podem desfrutar de Bombinhas o ano todo. Várias operadoras de mergulho realizam passeios e oferecem equipamentos, atividades e aulas para mergulhadores iniciantes e mais experientes. Os contatos podem ser conferidos no link Serviços.
Além das praias de águas rasas, transparentes e costões de Bombinhas e da região, a parte sul da Ilha do Arvoredo também é utilizada para a prática do mergulho.
A Ilha do Arvoedo integra a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, juntamente com as Ilhas das Galés, Deserta e Calhau de São Pedro. De exuberante beleza, águas límpidas, naugrágios e uma importante biodiversidade marinha, durante muitos anos foi referência para mergulhadores do mundo todo e deram o título de Capital do Mergulho Ecológico para Bombinhas. Atualmente, com a instituição da reserva, o mergulho é permitido somente na parte sul da Ilha do Arvoredo.

Desenvolvido por